Shein, uma “máquina” de fazer dinheiro

A Shein é uma empresa sediada em Nanquim, na China que se destina a vender roupa online um pouco por todo o mundo, sendo conhecida pelos preços baixíssimos que pratica.

O negócio foi fundado em 2008 pelo empreendedor Chris Xu. Xu trabalha numa empresa comercial e, face à sua proximidade com o mercado, percebeu que um dos grandes entraves para o aumento das exportações era o facto de, naquela altura, não ser permitida a conversão de moeda

Assim, desenvolveu um software que, através da alteração de ferramentas no próprio site, permitisse que compradores, por exemplo em Portugal ou nos Estados Unidos da América, comprassem roupa na sua moeda local (EUR e USD, respetivamente).

Com apenas dois anos de existência, em 2010, Shein foi considerada a startup com maior valor de mercado, valor esse quase a atingir os 10 mil milhões.

A empresa chinesa está avaliada no mercado em mais de 900 mil milhões de euros

Segundo o The Wall Street Journal, a maior empresa de moda exclusivamente online está avaliada em mais de 900 mil milhões de euros, um número que é justificado, em parte, pelo crescimento exponencial da indústria do digital.

Apesar de ser uma marca jovem, esta conseguiu, em tão pouco tempo, ter uma cotação no mercado superior à da Zara e H & M, empresas concorrentes sediadas no mercado há largos anos e umas das mais conceituadas no mercado.

Mas, qual é a fórmula para o sucesso em tão pouco tempo?

Um dos grandes motivos para o exponencial crescimento desta marca é a presença no marketing digital. De forma a ganhar espaço no contexto nacional, a marca celebra contratos com as maiores influencers do país em causa. 

Por outro lado, a empresa usa um algoritmo muito interessante. Através de algoritmos que rastreiam  a atividade de navegação em plataformas digitais como o TikTok ou o Instagram, transformam essa informação nas tendências em produção. 

Autor: João Fonte

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img