Será o Texas a nova Califórnia?

Com as recentes mudanças de empresas de Silicon Valley para Austin, será o Texas a nova Califórnia?

O exodus californiano

O estado da Califórnia nos EUA é (ou era) visto como o estado do país para começar um negócio. Não só pela cultura que “naturalmente gravita para as novas ideias”, segundo Barry Broome CEO de Great Sacramento Economic Council, mas também devido à concentração de pessoas e negócios importantes. Além disso, a Califórnia é conhecida pelas suas universidades de topo como a UCLA e Stanford, e áreas de grande inovação como Silicon Valley.

No entanto, está agora a verificar-se um “exodus californiano”. Entre 2008 a 2019, mais de 18.000 empresas saíram da Califórnia. Só em 2020, empresas tais como Oracle, Palantir e Hewlett-Packard Enterprise, bem como indivíduos influentes como Elon Musk e Joe Rogan, saíram do estado da Califórnia. Na verdade, nas passadas 2 décadas o número de pessoas a sair do estado foi superior ao número de entradas, tendo a diferença sido maior em 2020 devido à flexibilidade proporcionada pelo trabalho remoto.

A principal razão para este fenómeno prende-se com as “leis e regulações anti-negócio” do estado. Califórnia tem altos impostos estaduais (na verdade tem o imposto marginal sobre rendimentos mais alto do seu país), altos custos imobiliários, altos custos de vida, e poucos serviços públicos (por exemplo, os transportes públicos não são eficientes).  Para além do mais, existe “falta de liberdade”, sendo um estado maioritariamente democrata, onde existem muitas regulações sobre o uso de combustíveis, água, entre outras. Algo que, sendo com o intuito de ajudar o planeta, é visto como algo positivo por uns, é visto por outros como apenas mais restrições para os negócios.

Mas mesmo com estas desvantagens muitas empresas escolheram permanecer. Isto devido ao facto de que todas as empresas, investidores e força de trabalho que importavam estavam lá. O que mudou? Covid. 

Devido à pandemia, o trabalho remoto tornou-se uma realidade. Devido a tal, muitas empresas e investidores estão a perceber que não precisam de estar sediados num certo local para terem acesso a bons trabalhadores e investidores. Assim, é mais vantajoso ficar-se sediado num local relativamente barato e recorrer-se a trabalho e relações remotas.

Todas estas empresas e indivíduos estão a deixar a Califórnia. Mas para onde irão? Maioritariamente, para o estado do Texas.

Porquê Texas?

Porque é que será que este estado tem sido o destino predileto das empresas e pessoas que saem da Califórnia, entre elas, por exemplo, Elon Musk? Eis algumas possíveis razões:

1)Este é um estado muito vasto com espaço para crescer. De modo que o preço de aquisição dos imóveis é bastante acessível comparativamente com o preço no estado californiano. Embora o aumento da procura possa mudar isto.

2) Também os impostos são mais baixos. O Texas não tem imposto estadual sobre o rendimento, embora compense isso com maiores impostos sobre propriedade, água e eletricidade. Apesar disto, no final de contas, o custo de vida é menor.

3) Não são apenas os imóveis que são mais baratos. O preço de contratação de capital humano qualificado é também mais razoável, uma vez que existe muito menos competição do que no estado da Califórnia. Para além disto, existem incentivos para que haja mais contratações. Existem descontos fiscais consoante o nível de emprego gerado.

4) O Texas sempre foi um grande business hub. Desde o início do século XX que grandes empresas estão estabelecidas no estado, em muito devido à presença de gás natural e petróleo. Também já lá estão sediadas grandes empresas tecnológicas como a IBM, a Microsoft e a Compaq, que foi fundada no estado. Devido a isto, e à presença de muitos outros negócios, este estado tem sido o maior exportador da sua nação nos últimos 18 anos consecutivos. Tal como a Califórnia, o estado também tem bastantes universidades reputadas, tais como University of Texas, UT Austin, Houston University, entre outras. 

5) Existem também vantagens em termos de infra-estruturas. Existem bastantes aeroportos privados no estado, tornando as viagens bastante mais fáceis. O mesmo acontece com o tráfico terrestre, visto que o Texas é o estado com o maior limite de velocidade do seu país, facilitando as deslocações por carro.

6) É também business-friendly no sentido em que o governo tem uma presença completamente diferente da experienciada na Califórnia. Enquanto que o estado californiano tem uma maior presença e interfere bastante nas regulações e leis, o estado do Texas tem um governo bastante hands-off, com pouca regulação, dando maior liberdade às empresas. Esta foi uma das maiores razões que levou Elon Musk a deslocar-se para o estado.

As desvantagens do Texas

Apesar das vantagens, nem tudo é um mar de rosas. 

No Texas o clima é muito extremo, acarretando consigo consequências. O extremo calor leva a constantes fogos e secas, e também sofre de furacões.Um bom exemplo será o que aconteceu em fevereiro deste ano. Devido a uma nunca antes vista tempestade de inverno, 80 pessoas morreram, 4,4 milhões ficaram sem eletricidade, e 7 milhões sem água. Estes problemas com utensílios de utilidade pública (utilities) deve-se muito à última vantagem: governos hands-off

Texas é um estado republicano, e estes acreditam em pouca regulação. Isto é positivo, como visto anteriormente, pois dá liberdade às empresas. No entanto, quando as coisas correm mal, não existe regulação para ajudar quem mais precisa. 

Muitos acreditam que a falha de eletricidade ocorrida em fevereiro deveu-se ao facto do estado ter a sua própria rede de eletricidade (ao contrário do resto dos EUA que tem 2 redes centrais -uma para o Este e outra para o Oeste do país) de modo a escapar da regulação. Uma vez que existe apenas uma rede, e a procura por eletricidade aumentou bastante, graças à tempestade e à maior população, esta falhou.

As perspetivas para o Texas

Devido ao exodus, muitos questionam-se se Austin não será o próximo Silicon Valley. Os empresários do estado dizem que querem aprender com as empresas que chegaram da Califórnia e Silicon Valley. Mas, acima de tudo, não querem SER Silicon Valley, querem manter a sua identidade texana. 

No entanto, há quem diga que este exodus irá transformar o Texas e que até o torne num estado democrata. Muitos “nativos” estão contra esta mudança, tendo já sido criada a frase “Don’t California my Texas”

Existe também o debate se estas mudanças serão de longo prazo. Muitos sentem que as empresas que estão a deixar para trás a Califórnia (especialmente Elon Musk), podem também deixar o Texas assim que as coisas mudem para um rumo não benéfico para elas.

Só o tempo dirá se estas mudanças terão impacto ou não. Mas a verdade é que já estamos a ver algumas, em apenas alguns meses, desde o início deste fenómeno.

Autora: Ana Margarida Costa

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img