fbpx

Será o ouro a melhor opção contra a inflação?

⏱️ Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Com a inflação a subir, seria de esperar uma subida nos preços do ouro, sendo este um dos ativos mais procurados nestas circunstâncias, no entanto os grandes ETFs deste metal precioso estão com perdas este ano.

Historicamente, o ouro tem pelo menos acompanhado sempre a inflação, mas isto é algo que não se tem verificado este ano. Isto é visível no SPDR Gold Trust ($GLD), um dos maiores ETFs que segue o preço do ouro, que está com uma perda de 3.2% este ano.

Porque é que o preço do ouro está a cair?

Todos os grandes ETFs estão com perdas de cerca de 3% este ano, apesar de haver casos de perdas maiores, tal como, Credit Suisse X-Links Gold Shares Covered Call ETN ($GLDI) que está com perdas de 10%.

Especialistas afirmam que uma das razões desta descida é devido à subida de todos os outros ativos. O S&P 500 Index ($SPX) teve uma subida de 24% este ano. O mercado imobiliário valorizou imenso estando as casas a preços recorde. E o que algumas pessoas chamam de “novo ouro”, a Bitcoin, já teve uma subida de 70% este ano. 

A constante subida destes ativos faz com que as pessoas não sintam necessidade de se refugiar no ouro, como era costume antigamente.

Serão as criptomoedas melhor opção do que o ouro?

Diz-se muito que o ouro está a perder o seu encanto com uma nova classe de investidores que preferem as criptomoedas para combater a inflação. No entanto, não se espera que estas venham substituir o famoso metal precioso nestes parâmetros. 

Em momentos de alta inflação, os investidores procuram um lugar seguro para depositarem o seu dinheiro, mas sendo a Bitcoin sete vezes mais volátil do que o ouro e por já ter tido 4 quedas de 50% este ano, não se parece com esse lugar que os investidores procuram.

Segundo George Milling-Stanley, normalmente são necessários muitos meses de inflação acima dos 5% para aumentar a procura deste ativo e neste momento, temos visto a inflação a um nível elevado há apenas alguns meses.

Em suma, segundo os especialistas, o ouro continua a ser um dos melhores ativos quando se trata de inflação, no entanto ainda não chegamos a níveis de inflação altos o suficiente que façam aumentar a procura pelo ouro. Mas prevê-se que com a alta inflação a prevalecer, os investidores voltarão a procurar este ativo.

Autor: Francisco Pires

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Últimas notícias

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias
bitcoinBitcoin
$ 29,636.00
$ 29,636.00
0.92%
ethereumEthereum
$ 1,978.98
$ 1,978.98
0.38%
xrpXRP
$ 0.414406
$ 0.414406
0.34%
cardanoCardano
$ 0.529543
$ 0.529543
0.98%

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img