A sede do Grupo Ageas Portugal, a qual se encontra localizada em Lisboa, foi reconhecida no World Architecture Festival como melhor projeto de arquitetura, integrante da categoria de escritórios. De salientar que o edifício distinguido representa um investimento na ordem dos 75 milhões de euros.
Sede do Grupo Ageas Portugal
O edifício distinguido no âmbito do referido prémio foi inaugurado no primeiro semestre de 2022, tendo sido denominado de Ageas Tejo. A conceção do projeto ficou a cargo do arquiteto Eduardo Capinha Lopes, representando um investimento de 75 milhões de euros, sendo constituído por 12 pisos.
World Architecture Festival
O World Architecture Festival é considerado como um dos maiores eventos anuais de arquitetura internacional, tendo decorrido em Lisboa entre 30 de novembro e 2 de dezembro de 2022. Estamos a falar do único evento do setor em que as palestras principais de figuras proeminentes do setor da arquitetura, coexistem com apresentações ao vivo dos mais de 500 projetos finalistas. Podemos considerar que este evento representa uma verdadeira rede de networking global.
Edifício icónico
O Ageas Tejo, foi conceptualizado com um objetivo de ser um edifício icónico que consiga projetar uma imagem corporativa forte e diferenciada. Está localizado no Parque das Nações, ocupando um terreno de 7400 m2 e uma altura de 62,5m2. O edifício encontra-se alinhado com os valores da empresa, estando focado na consciência ambiental, na sustentabilidade e na responsabilidade social.
Ambiente de trabalho de alta qualidade
O CEO do Grupo Ageas Portugal, Steven Braekevelt, considera que a distinção conseguida no World Architecture Festival demonstra que é possível criar um ambiente de trabalho de alta qualidade, com características modernas. Steven Braekevelt, CEO do Grupo Ageas Portugal, apontou também que este prémio reflete o investimento da empresa no bem-estar dos colaboradores, o que considera ser o ponto fundamental do crescimento do negócio.
Certificação BREEAM
O edifício Ageas Tejo encontra-se alinhado com todas as metas de sustentabilidade, possuindo certificação BREEAM. A certificação BREEAM consiste no primeiro sistema de avaliação internacional da sustentabilidade na construção, permitindo medir com um maior grau de exatidão a sustentabilidade ambiental dos edifícios.
Impacto dos elementos arquitetónicos no processo produtivo
Aquando da conceção do edifício, o arquiteto teve em atenção a criação de áreas com muita luz natural no interior do mesmo, proporcionando aos colaboradores não só um maior conforto, como também, uma melhor qualidade de trabalho. A satisfação das necessidades dos colaboradores, irá certamente ter repercussões no desempenho produtivo dos mesmos. As fachadas dinâmicas e fortemente demarcadas pela interação com o exterior, causam impacto quer numa perspetiva de marketing quer nas redes sociais.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.