O Governo anunciou uma atualização dos salários da Função Pública na ordem dos 1%, contudo ainda não se sabe se esta terá ou não retroativos. Mesmo com o aumento, os funcionários públicos perdem poder de compra nestes dois anos marcados pela inflação elevada.
Quem são os beneficiados pela atualização salarial?
Na esfera dos funcionários públicos, os beneficiados com a atualização salarial serão apenas os assistentes operacionais, os quais auferem o salário mínimo e os assistentes técnicos em início de carreira.
Queda dos salários pode ascender aos 8,6%
De acordo com os cálculos apresentados pelo Expresso e tendo em conta os anos de 2022 e 2023, marcados pela inflação elevada, a queda dos salários dos trabalhadores da função pública pode ascender aos 8,6%. Em termos absolutos, esta perda pode chegar a 500 euros por mês em alguns casos.
Atualização de 1%
As contas realizadas pelo Expresso são baseadas nas tabelas da Direção-Geral da Administração e do Emprego Público, as quais contemplam a atualização em janeiro entre 2% e 8%, assim como, a atualização extra anunciada no final do mês de março. Contudo, estas atualizações salariais não têm em conta o impacto do aumento do subsídio de refeição nem os efeitos das progressões na carreira.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.