Saiba quais são os produtos que mais encareceram desde a guerra

Um cabaz de bens alimentares com os produtos considerados essenciais já aumentou mais de 10% desde o início da guerra na Ucrânia, de acordo com a monitorização de preços por parte da DECO Proteste

Em comunicado, a associação refere que o preço do cabaz de bens alimentares essenciais registou uma ligeira subida (mais 1,73 euros) entre os dias 22 e 29 de junho, passando a custar 203,72 euros. 

Quatro meses depois do início da guerra na Ucrânia (a 24 de fevereiro deste ano), o mesmo de produtos alimentares já registou um aumento de preço de 10,94%, custando esta semana mais 20,09 euros do que no final de fevereiro.    

Esta monitorização tem sido feita pela DECO todas as semanas desde fevereiro, com base nos preços recolhidos de um cabaz de 63 produtos alimentares essenciais, que inclui bens como peru, frango, pescada, carapau, cebola, batata, cenoura, banana, maçã, laranja, arroz, esparguete, açúcar, fiambre, leite, queijo, manteiga, entre outros.

Está claro que a invasão russa à Ucrânia veio a acelerar ainda mais a subida de preços da energia e transportes, agravando a escalada de preços das matérias-primas e de praticamente toda a economia em geral. 

Esta tendência reflete-se já na taxa de inflação em Portugal, que em junho atingiu 8,7%, o valor mais elevado desde 1992, e a nível europeu, com os preços a registarem uma aceleração de 8,6% na Zona Euro, um máximo de duas décadas.

Entre os produtos que registaram o maior aumento de preço desde o início do conflito armado e até à passada quarta-feira, a DECO destaca a “pescada fresca (mais 46%), o salmão (mais 40%), o óleo alimentar 100% vegetal (mais 38%), o frango inteiro (mais 31%), a bolacha Maria (mais 26%), a farinha para bolos (mais 23%), o bife de peru (mais 21%), o café torrado moído (mais 21%), o arroz carolino (mais 21%) e a costeleta de porco (mais 20%)”.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img