De acordo com os dados divulgados pelo Eurostat, em 2021, a energia nuclear constituiu mais de 25% do total de eletricidade produzida na União Europeia. Comparativamente com os dados de 2020, é possível observar um aumento de 7% na produção deste tipo de energia.
Capacidade de produção de 13 Estados-membros
Esta maior preponderância da energia nuclear teve origem na capacidade de produção passível de observação em 13 Estados-membros da União Europeia, que são os seguintes: Bélgica, Bulgária, República Checa, Alemanha, Espanha, França, Hungria, Holanda, Roménia, Eslovénia, Eslováquia, Finlândia e Suécia. De salientar que estes países produziram em 2021 um total de 731.701 GWh de eletricidade nuclear.
França é a “rainha” do pódio
A França ocupa o primeiro lugar no conjunto de países com maior produção de eletricidade de origem nuclear, representando 52% do total produzido. Na lista segue em segundo lugar a Alemanha com 9% e a fechar o pódio a Espanha com 8%. O quarto lugar e também passível de referência é dividido entre a Suécia e a Bélgica, as quais representam 7% do total de eletricidade nuclear produzida.
83% da quantidade total de eletricidade gerada em instalações nucleares
Os cinco países acima referidos representam mais de 83% da quantidade total de eletricidade produzida em instalações nucleares situadas na União Europeia. De ressalvar que esta produção teve origem em 106 reatores nucleares em 2021, o que por sua vez representou uma diminuição de seis reatores face a 2020.
Estados-membros que mais dependem desta energia
Relativamente aos Estados-membros que apresentam maior dependência deste tipo de energia, a França ocupa o primeiro lugar da lista, representando a eletricidade nuclear 69% de toda a energia produzida naquele país, seguindo-se a Eslováquia, com 52% e a Bélgica com 51%.
Estados-membros que não produzem energia nuclear
A lista de Estados-membros que não produzem energia nuclear integra países como: Portugal, Dinamarca, Estónia, Irlanda, Grécia, Croácia, Itália, Chipre, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Áustria e Polónia.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.