A companhia está a realizar esforços para a expandir a sua quota de mercado no território português. Conhecida por ser uma companhia aérea que opera um pouco por toda a Europa com preços low-cost, a Ryanair vai criar mais 18 novas rotas para ligar o Porto e Faro ao resto da Europa no verão de 2023. A inclusão de novas rotas no seu plano de negócio proporcionará a adição de quatro novas aeronaves à sua rota e permitirá a criação de 120 postos de trabalho distribuídos pelas suas bases em Portugal.
18 novas rotas
Assim, no próximo verão, desde o Porto, será possível viajar diretamente para Bristol (Inglaterra), Castellón (Espanha), Leeds (Inglaterra), Maastricht (Países Baixos), Nimes (França), Shannon (Irlanda), Estocolmo (Suécia), Estrasburgo (França), Trapani (Itália), Turim (Itália) e Cracóvia (Polónia). Por outro lado, desde Faro, os novos destinos são Aarhus (Dinamarca), Barcelona (Espanha), Beslfast (Inglaterra), Exeter (Inglaterra), Frankfurt AM (Alemanha), Roma Fiumicino (Itália) e Toulouse (França).
Crescimento no Porto e Faro
A companhia low-cost relata que este crescimento no Porto e Faro é “resultado direto da intervenção” da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Segundo a Ryanair, a ANAC tentou “impedir” que a ANA (Aeroportos de Portugal, a quem a Ryanair chama “operador aeroportuário monopolista, introduzisse taxas aeroportuárias excessivas em ambos os aeroportos”.
A Ryanair nota que, “lamentavelmente, a intervenção da ANAC não foi suficiente noutros aeroportos, tendo Lisboa, Madeira e Açores aumentado significativamente as tarifas, colocando, além das taxas excessivas, uma outra ameaça ao crescimento do turismo em Portugal“. “Os turistas irão enfrentar custos mais elevados ao visitar a Madeira em relação a outros destinos de férias não europeus”, diz a companhia.
Como forma de evitar essas tarifas excessivas, a companhia irlandesa alarga a sua oferta através da expansão das suas rotas e cita que os novos postos criados serão “altamente remunerados”.
Novo centro de treinos da Ryanair em Portugal
Na mesma conferência de imprensa, o CEO da Ryanair disse ser “cada vez mais provável” que o novo centro de treinos da companhia seja instalado em Portugal e não em Espanha. “Está a tornar-se cada vez mais provável que Portugal seja o vencedor, como sempre acontece quando o concorrente é Espanha”, disse Michael O’Leary.
A localização estratégia da companhia aérea permite que o novo centro de treinos seja em Portugal, uma vez que a Ryanair já dispõe de algumas bases em território luso e, apenas por questões monetárias, poderá tomar outra decisão.
No início de setembro, O’Leary referiu que a Ryanair quer abrir um novo centro de treinos para pilotos e tripulantes de cabine na Península Ibérica e admitiu que o Porto é uma das hipóteses em consideração. No entanto, no final de outubro, em Lisboa, Eddie Wilson avançou que a decisão deveria ser tomada nos três meses seguintes e que Madrid se apresentava como uma opção com melhores conexões.