Rússia corta fornecimento de petróleo a 3 países

Hungria, Eslováquia e República Checa são os três países que no dia 9 de agosto de 2022 viram o Kremlin cortar-lhes o fornecimento de petróleo.

O petróleo russo deixou de fluir através de um oleoduto que abastece os países do centro e leste da Europa, em mais um revés para um continente que se confronta com a perda dos vitais fornecimentos de energia da Rússia.

A Transneft PJSC, a operadora estatal do oleoduto, disse esta terça-feira que as exportações através de território ucraniano foram suspensas a 4 de agosto. 

A empresa culpa as dificuldades de pagamento causadas pelas sanções ocidentais sobre Moscovo e disse que a operadora ucraniana do oleoduto recusou o transporte de crude sem pagamento.

Mais concretamente, em causa está a impossibilidade por parte da Transneft de realizar o pagamento de um imposto de trânsito à empresa ucraniana que gere o oleoduto, a Ukrtransnafta. 

A Transneft afirma que os pagamentos relativos ao mês de agosto foram realizados a 22 de julho, através do Gazprombank, mas o montante acabou por voltar para trás a 28 de julho.

Recorde-se que os bancos europeus estão impedidos de receber transferências de bancos russos, em resultado das sanções aplicadas pela UE, como forma de castigo ao Kremlin de Vladimir Putin.

A decisão corta o abastecimento através do ramal sul do oleoduto de Druzhba, que abastece a Eslováquia, Hungria e República Checa e deve intensificar os esforços europeus para comprar crude a outros países que não a Rússia.

Estes países são altamente dependentes do petróleo e gás natural russo e estão entre as economias mais expostas da Europa agora que estes abastecimentos foram cortados.

O oleoduto da era soviética de Druzhba é uma peça essencial da infraestrutura energética da União Europeia. Nos últimos anos, transportou até um milhão de barris de crude por dia para uma série de países europeus.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img