Robinhood recupera depois do Initial Public Offering

A plataforma de online e mobile trading Robinhood que se tornou famosa graças ao caso GameStop tornou-se pública na Nasdaq no passado dia 29 de julho.

Os seus fundadores, Vladimir Tenev e Baiju Bhatt, tendo-se conhecido em Stanford, criaram a empresa com o objetivo de democratizar as finanças para todos, uma vez que “todos devem ter acesso aos mercados financeiros”

No entanto, este IPO constituiu uma derrota, uma vez que tendo sido antes cotada por 40 mil milhões de dólares, no dia do seu IPO as ações caíram 8%, tendo fechado a 34,82 USD. 

Contudo,nos últimos dias a empresa conseguiu reverter a situação, vendo a sua cotação aumentar dia após dia. No dia 4 de agosto (quarta-feira) as ações atingiram um máximo com uma cotação de 70,39 USD correspondendo a um aumento de 75%.

Inclusive, após o IPO, ainda que a maioria em Wall Street esteja a deliberar o rating, Atlantic Equities atribuiu à Robinhood uma cotação de 65 USD por ação em 12 meses. John Heagerty que trabalha na Atlantic Equities justifica este valor ao indicar que “vemos uma oportunidade para construir um produto portfólio que tem um crescimento de receitas mais rápido”.

Porquê o aumento da cotação

As ações da Robinhood ($HOOD) são agora um investimento com um elevado número de transações, segundo a Fidelity. O volume de transações é normalmente um bom proxy para o interesse dos investidores individuais num determinado stock

Na quarta-feira, HOOD também foi o título mais citado no WallStreetBets, o perfil do Reddit no centro do rali “stock de memes” deste ano. Nesse dia, depois da AMD, HOOD era ainda a ação mais negociada na Nasdaq.

Segundo Greg Martin da Rainmaker Securities, “embora tenhamos esperado um aumento de 40% na procura de ações por parte de investidores individuais não profissionais na quinta-feira (dia 29 de julho), (…) levando a que o preço aumentasse”. Martin acrescenta que “acredito agora que são os investidores com posições longas (que compram ações) que veem o potencial de longo prazo da Robinhood e que estão a mover o stock, já que os investidores com posições curtas (que vendem ações) já abandonaram as suas posições”. 

De facto, investidores bullish (que têm expectativas de que o preço de um determinado ativo financeiro irá aumentar) têm interesse na Robinhood já que esta tem potencial para um grande crescimento. 

A plataforma de investimento oferece bastantes produtos (stocks, crypto, opções, e até contas de gestão de dinheiro), e viu o seu número de clientes aumentar 151% no último ano (7,2 milhões em março de 2020 para 18 milhões em março de 2021, sendo que a empresa estima ter de momento cerca de 22,5 milhões de utilizadores).

Isto leva a que muitas pessoas de alta relevância tenham interesse em investir. Na segunda-feira (2 de agosto), Jim Cramer disse no seu programa “Mad Money” na CNBC que acredita que ao oferecer outras opções financeiras o número de utilizadores pode crescer, tendo adicionando que a Robinhood poderia adquirir outra empresa de fintech para crescer ainda mais.

A empresa também recebeu um voto de confiança de Cathie Wood. Na terça-feira (3 de agosto), Wood adquiriu 89.622 ações da Robinhood para incluir no ETF ARK Fintech Innovation. A investidora adquiriu também 3,15 milhões de ações no IPO.

Futuro

Embora não existam certezas sobre qual o comportamento futuro das ações HOOD, como já foi referido, o mercado é neste momento bullish (espera que o preço do stock suba). 

Os investidores acreditam que não há razão para a Robinhood inverter o seu crescimento, e existem bastantes alternativas para que esta aumente o seu número de utilizadores (quer por crescimento orgânico, aumento do portfólio de produtos, ou até por aquisição ou fusão com outras fintechs).

Autora: Ana Margarida Costa

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img