fbpx

Rivian supera valor da Ford e Volkswagen

⏱️ Tempo estimado de leitura: 2 minutos

As ações da Rivian ($RIVN) cresceram mais de 10% na última terça-feira, atingindo um valor de mercado de 150 mil milhões de dólares, correspondente a 131,2 mil milhões de euros.

A fabricante de automóveis elétricos, fundada em 2009 por RJ Scaringe, entrou na bolsa a 9 de novembro e as suas ações obtiveram, em cinco dias, um ganho de 188%, tornando-se na empresa sem receita com maior valor dos EUA. 

A Rivian ultrapassou rapidamente a capitalização bolsista de fabricantes de automóveis como a Ford ($F) e o grupo alemão Volkswagen ($VOW3.DE), o qual produz cerca de 10 milhões de veículos anuais e fatura 250 mil milhões de euros por ano.

Ao longo da sessão de terça-feira, a Rivian já valia mais do que quase todas (90%) as empresas cotadas no S&P 500 ($GSPC), destacando-se nomes como a Goldman Sachs ($GS), Boeing ($BA) ou Citigroup ($C).

A empresa tem atraído um grande interesse por parte dos investidores, dado que a procura de veículos elétricos continua a aumentar. A Amazon ($AMZN) e a Ford são alguns dos seus principais investidores.

A Amazon está a substituir a sua frota de veículos de entrega para veículos que funcionam com energia renovável, tendo encomendado 100 mil viaturas elétricas à Rivan, a serem entregues até 2030. Espera-se que, no próximo ano, a Amazon já tenha 10 mil viaturas a circular na estrada.

A Rivian está a desenvolver uma pickup eléctrica, o R1T e um SUV elétrico, o R1S, o qual planeia lançar no próximo mês. A empresa estima que a produção anual, na sua principal fábrica, localizada em Normal, Illinois, atinja as 150 mil unidades no final de 2023, apesar da produção estar condicionada devido à escassez global de chips e às restrições portuárias.

A nova lei, assinada esta semana pelo Presidente Joe Biden, irá atribuir 7,5 mil milhões de dólares em subsídios federais para a construção de uma rede nacional de estação de carregamento de veículos elétricos, sendo esta um benefício para a Rivian. 

Autora: Maria Resendes

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias

Últimas notícias

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img