Rishi Sunak vai ser o próximo primeiro-ministro Britânico

O Reino Unido já tem um novo primeiro-ministro, trata-se do antigo ministro das Finanças do governo de Boris Johnson, Rishi Sunak.

Depois da “tempestade” provocada pelo novo programa orçamental do novo governo de Liz Truss. Contemplando um choque fiscal acompanhado de um aumento na despesa, ter levado à demissão de Truss, o partido Conservador já escolheu o novo líder do governo Britânico. 

Depois da desistência de Penny Mordaunt, especula-se que não tenha atingido as 100 assinaturas que são necessárias para a submissão da candidatura à liderança do Partido, no twitter a própria, assumiu que “Os colegas sentem que precisamos de certezas hoje”, acrescentando ainda que o novo primeiro ministro tem todo o seu apoio para unir o Reino Unido e trabalhar para um futuro melhor. E da anterior desistência do antigo líder do governo britânico Boris Johnson, que apesar de, alegadamente, ter um apoio de 102 deputados, concluiu que “não se pode governar eficazmente se não se tiver um partido unido no Parlamento”. Os Conservadores ficaram com apenas um candidato à sua liderança, Rishi Sunak, com raízes na Índia e praticante do hinduísmo, este será o primeiro não-branco líder do Reino Unido.

Nascido no sul de Inglaterra, mas filho de emigrantes indianos, Sunak tem uma fortuna avaliada em mais de 700 milhões de libras (ainda maior que a do próprio rei), sendo casado com a filha de um milionário indiano (Nagavara Ramarao Narayana Murthy) que é a herdeira de uma fortuna avaliada em mais de 20 mil milhões de dólares. É formado em filosofia, política e economia, tendo ainda um MBA da Universidade de Stanford. Trabalhou no Goldman Sachs e como sócio do fundo de hedge The Children’s Investment Fund Management e Theleme Partners.

Sendo uma das personalidades que se mostrou publicamente a favor da saída britânica da União Europeia, em fevereiro de 2020, depois da concretização do Brexit, tornou-se ministro das Finanças no governo de Boris Johnson, tendo sido fulcral na resposta do Reino Unido à Crise provocada pela Covid-19.

Na sua primeira declaração depois de ter sido eleito primeiro ministro, Sunak, diz que “É o maior privilégio da minha vida ser capaz de servir o partido e devolver ao país, a quem tanto devo“, dizendo que agora é tempo do Reino Unido usufruir de um período de estabilidade e unidade para responder aos graves desafios econômicos que enfrenta. 

Autor: Mário Costa

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img