O Carnaval do Rio de Janeiro, o mais ilustre e emblemático do Brasil, pode alcançar receitas na ordem dos 810 milhões de euros este ano.
Um terço de toda a atividade económica durante o Carnaval
Relativamente à atividade económica, o Carnaval do Rio de Janeiro é responsável por um terço de toda a atividade gerada no Brasil durante esta época festiva. De acordo com os dados apresentados pelo Gabinete do presidente da Câmara, o montante expectável para este ano durante o período do carnaval será 12,5% superior ao verificado em 2020, o último ano em que se “viveu” o carnaval no Brasil com todos os seus componentes.
220 milhões de euros
De acordo com um estudo autorizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Económico do Rio de Janeiro, só os grupos que compõem o Carnaval deverão gerar um montante de 220 milhões de euros, o que, por sua vez, representa um aumento de 20% face a 2020.
Motor de desenvolvimento económico
O Carnaval do Rio de Janeiro funciona como um motor de desenvolvimento económico da cidade brasileira, já que por um lado gera emprego ao longo do ano, e por outro, funciona como fonte de rendimento para milhares de famílias que ganham a vida com o festival.
Subsídio de 390.000 euros
Este ano foi atribuído a cada uma das escolas do Grupo Especial, as quais são responsáveis por organizar os desfiles no Sambódromo, um subsídio com um valor nunca antes visto, na ordem dos 390.000 euros. Ao apresentar os números referentes ao Carnaval deste ano, o presidente da Câmara do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirma que devido a todos os obstáculos e contratempos que a cidade e o país enfrentaram nos últimos tempos, é “tempo de realizar o maior carnaval da história em 2023”.
Sabias que?
Um dia de desfile no Sambódromo mobiliza cerca de 20.000 pessoas.
Em 2022, nos 27 desfiles que foram realizados, participaram 66.200 pessoas.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.