Revolut aposta no mercado português

A fintech britânica está em conversações com o Banco de Portugal para poder vir a obter uma licença bancária nacional.

A Revolut acredita ser possível chegar ao “top 3” da banca nacional e, para tal, ser a escolha número um dos portugueses no que toca a receber o salário e pagar contas.

Atualmente, os cerca de 1 milhão de clientes portugueses dispõem de um IBAN estrangeiro, diretamente de sede da Lituânia. Contudo, a fintech vai constituir uma sucursal em Portugal, atribuindo aos clientes portugueses um IBAN começado por “PT”.

Esta aposta faz parte da estratégia de expansão nos mercados sul europeus, entre os quais o português. No entender de Ignacio Zunzunegui, responsável da empresa por esta expansão, “é um passo muito importante para que os clientes portugueses da Revolut possam ver nesta a sua conta principal para o dia a dia”. 

A Revolut já tem uma licença semelhante noutros países europeus, como é o caso de França.

Ao mesmo tempo que prepara uma nova ofensiva à banca tradicional em Portugal, a Revolut escolheu este mercado para lançar um produto de poupança. Num futuro próximo, será possível aos portugueses investir em fundos de mercado monetário denominados em euros, dólares e libras, com a empresa a prever retornos de até 4% nestes fundos.

Ignacio Zunzunegui lembrou, todavia, que estes produtos têm um risco superior ao dos depósitos, por não terem capital garantido (até bem recentemente, alguns destes fundos tinham juros negativos).

Quanto aos depósitos puros e duros e ao crédito à habitação, não é uma prioridade no curto prazo mas a estratégia do grupo é evoluir progressivamente para uma oferta cada vez mais abrangente, admite Ignacio Zunzunegui.

A empresa mantém um polo em Matosinhos, onde emprega 1.200 pessoas, segundo números oficiais. Ignacio Zunzunegui apontou que 20% dos trabalhadores da Revolut a nível global vivem em Portugal e descartou existir qualquer intenção de proceder a despedimentos, como tem acontecido com outras empresas tecnológicas. Pelo contrário, assegura ter cerca de 180 vagas em aberto.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img