De acordo com os dados apresentados pelo Eurostat, o rendimento real das famílias aumentou 0,4% na Zona Euro e 0,1% na União Europeia no terceiro trimestre de 2022.
Rendimento real das famílias na Zona Euro e na União Europeia
Relativamente ao rendimento real das famílias na Zona Euro, o mesmo foi objeto de um aumento na ordem dos 0,4%, enquanto que o aumento na União Europeia se situou nos 0,1%.
Consumo real das famílias da Zona Euro
No terceiro trimestre de 2022, o consumo real das famílias da Zona Euro cresceu 0,5%, mantendo o ritmo verificado no trimestre anterior. Contudo, comparativamente com o mesmo período do ano de 2021, é possível verificar um abrandamento generalizado, uma vez que, no terceiro trimestre de 2021, o consumo real das famílias situou-se nos 3,9%.
Consumo real das famílias na União Europeia
Por seu lado, o consumo real das famílias aumentou 0,7% no terceiro trimestre de 2022, crescendo comparativamente com os 0,4% verificados no segundo trimestre de 2022. Todavia, apresenta um forte recuo face aos 4,1% observados no terceiro trimestre de 2021.
Como se calcula o rendimento real das famílias?
O rendimento real das famílias calcula-se tendo por base o rendimento nominal bruto disponível das famílias dividido pela população total, a qual tem em consideração o conceito de contas nacionais e pelo índice de preços da despesa de consumo final das famílias.
Cálculo do consumo real das famílias
Já o consumo real das famílias tem por base o consumo final real das famílias em termos nominais dividido pela população total e pelo deflator da despesa de consumo final das famílias.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.