Renault e Geely formam joint venture focada em veículos híbridos

A Renault (€RNO.PA) anunciou esta segunda-feira a criação de uma joint venture com a empresa chinesa Geely Holding Group (€GRU.F), numa tentativa de reavivar o seu negócio na China. As duas empresas irão colaborar para desenvolver veículos híbridos elétricos e a gasóleo para os mercados chinês e sul coreano.

Com este acordo, serão desenvolvidos e comercializados veículos híbridos da marca Renault na China, utilizando a tecnologia, a cadeia de valor e as instalações da Geely, enquanto a Renault será responsável pelas áreas de vendas e marketing.

No ano passado, a Renault abandonou a principal joint venture que tinha na China, com a Dongfeng Motor Group, devido ao baixo nível de vendas que se estava a verificar. Atualmente, a empresa continua a produzir carros e carrinhas no país.

Já na Coreia do Sul, onde a Renault produz veículos na venture Renault Samsung Motors, as duas fabricantes de automóveis acordaram em explorar uma localização conjunta dos veículos híbridos da marca Lynk & Co da Geely.

O principal foco desta joint venture é, numa fase inicial, a China e a Coreia do Sul, mas prevê-se que se venha a expandir e envolver os mercados asiáticos de rápido crescimento.

Para a Geely, este acordo entre as duas empresas irá fortalecer a sua estratégia de recorrer a parcerias com outros fabricantes automóveis para partilhar tecnologias e cadeias de valor, o que potencia a redução de custos de desenvolvimento de veículos elétricos e outras tecnologias de mobilidade futuras.

Os fabricantes automóveis estão interessados em utilizar veículos híbridos elétricos e a gasóleo, que têm melhor eficiência de combustível do que os veículos movidos totalmente a gasóleo, de modo a corresponder às regulamentações estritas impostas aos automóveis em todo o mundo. Estes veículos híbridos são diferentes de automóveis híbridos plug-in, dado que não podem ser carregados diretamente com eletricidade pelos condutores.

Com os elevados níveis de poluição do ar nas populosas cidades chinesas, a China é um dos países com as regulamentações mais estritas no que toca à produção de veículos que emitem gases de efeito de estufa.

Autora: Maria Beatriz Dias

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Artigos Relacionados

Exit mobile version