Quentes da Semana é uma nova rubrica da Meu Capital levada a cabo pelo seu Financial Content Writer João Fonte, cujo principal objetivo será compilar os assuntos mais marcantes ocorridos ao longo da semana de forma a resumi-los numa só notícia.
Duas adegas portuguesas distinguidas no panorama mundial
A Robert Parker Wine Advocate criou um projeto, o Green Emblem, que pretende dar reconhecimento a adegas selecionadas, que tenham demonstrado levar a cabo “esforços extraordinários” na procura de práticas respeitadoras do ambiente.
Em Portugal, o destaque foi para a Herdade do Esporão, no Alentejo, dirigida por João Roquette, contando com um total de mais de 778 hectares, dos quais 673 ocupados por videiras, quase todas orgânicas certificadas.
Julia Kemper Wines, na região do Dão, também esteve em relevo nestes prémios. “Foi em 2003 que Julia Kemper tomou a seu cargo a Quinta do Cruzeiro, que tinha sido propriedade da sua família durante séculos. Desde a sua chegada, Julia Kemper quis re-converter e reestruturar a Quinta por respeito às pessoas e ao planeta Terra”.
Certificados de Aforro
Há um aumento muito expressivo de novas subscrições de Certificados de Aforro (CA), que deverá ser ainda maior no mês corrente, devido a dois fatores:
- Subida da taxa de remuneração base para 2,842%
- Facto de muitos portugueses canalizarem parte do subsídio de Natal para poupança a prazo.
Nos balcões dos CTT é visível o aumento de clientes para abrir conta ou para realizar novas subscrições, que também podem ser feitas pela Internet, no caso de quem já tem conta aberta no IGCP – Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública.
Aumento da carga fiscal dos combustíveis
A carga fiscal sobre os combustíveis vai aumentar já na próxima segunda-feira.
Com o preço do petróleo a baixar nos mercados, o Governo decidiu reduzir os descontos do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) em dezembro.
A decisão resulta “numa redução do desconto do ISP em 3,9 cêntimos por litro de gasóleo e em 2,4 cêntimos por litro de gasolina”, refere o ministério das Finanças, na passada sexta-feira, em comunicado.

João Fonte, 20 anos, natural da Póvoa de Varzim. Atualmente frequento o 3º ano da licenciatura em Gestão na FEP e pretendo seguir mestrado em Finanças. Com um gosto particular pela aventura e a descoberta de novos horizontes, estou a realizar mobilidade internacional, através do programa Erasmus +, na School of Economics and Business Ljubjana. Dado o meu interesse pela área financeira, ingressei na Meu Capital em março de 2022. Tem sido uma experiência fantástica, através da qual tenho aprendido a saber gerir melhor o meu tempo e a aprender sempre mais sobre uma das áreas mais interessantes a nível mundial.