• bitcoinBitcoin (BTC) $ 56,954.00 1.13%
  • ethereumEthereum (ETH) $ 3,246.04 0.13%
  • xrpXRP (XRP) $ 0.582848 4.2%
  • cardanoCardano (ADA) $ 0.620111 1.15%
  • dogecoinDogecoin (DOGE) $ 0.096300 6.69%
  • chainlinkChainlink (LINK) $ 18.90 1.87%
  • polkadotPolkadot (DOT) $ 8.32 2.5%
  • uniswapUniswap (UNI) $ 11.08 4.09%
  • bitcoin-cashBitcoin Cash (BCH) $ 293.13 1.2%
  • litecoinLitecoin (LTC) $ 74.60 0.09%
  • stellarStellar (XLM) $ 0.121801 2.29%
  • theta-tokenTheta Network (THETA) $ 1.95 7.75%

Porquê a queda de criptomoedas aos fins de semana?

Na semana passada, após o preço da Bitcoin ($BTC) ter atingido os 38.000 dólares, voltou a registar-se uma queda no seu trade. Como já é conhecido por todos, as criptomoedas são caraterizadas pela sua elevada volatilidade e falta de regulação. Estas podem ser negociadas e transacionadas pelos investidores em qualquer altura do dia, em qualquer dia da semana, e vários são os especialistas que afirmam que se dá uma queda de criptomoedas aos fins de semana.

Stephen McKeon, professor auxiliar de finanças da Oregon University e sócio da Collab+Currency (fundo de investimento focado em criptomoedas), disse que “Este já tem sido um fenómeno regular nas criptomoedas há alguns anos”.

Estas oscilações e quedas entre sábado e domingo podem ter efeitos bastantes significativos à medida que os reguladores tentam avaliar o futuro deste ativo com planos de longo prazo. Mas a verdadeira questão reside: Porque é que isto acontece?

Estas flutuações acontecem por haver um menor volume de transação nesses dias. “Quando o volume de transações é baixo, a mesma quantidade de transações pode fazer oscilar muito mais os preços”, afirmou Amin Shams, também professor de finanças mas desta vez da Ohio State University.
O facto dos bancos estarem fechados ao fim de semana, também leva a esta menor negociação por parte dos investidores, já que não conseguem depositar dinheiro nas suas contas. Graças à abertura dos bancos asiáticos, as moedas digitais conseguem dar a volta e obter uma recuperação domingo à noite e na segunda-feira, já com a abertura dos restantes bancos. 

Tweets de grandes personalidades, como o CEO da Tesla ($TSLA) Elon Musk, também podem desencadear uma onda de atividade, quer positiva ou negativa. De igual modo, outras pessoas podem tentar influenciar os preços destas moedas digitais, de forma artificial.

“Há muitos estudos que mostram que existe de facto uma manipulação (de mercado)”,  referiu Amin Shams.

As negociações com margem em criptomoedas (que permitem aos traders “multiplicar” o seu capital para obter um poder de compra maior) podem também justificar esta queda. Quando os preços destes ativos ficam abaixo de um certo nível, os traders devem pagar esse empréstimo, conhecido como “margin call” ou posições compradas (Long). Caso isso não aconteça, as bolsas podem vender essas criptomoedas de forma a garantir que recebem esse dinheiro.

Qualquer que seja o motivo para estas oscilações aos fins de semana, trata-se de um desafio para os reguladores, que estão neste momento a avaliar a aprovação de fundos de criptomoedas negociados em bolsa.

O presidente da Securities and Exchange Commission (SEC), equivalente à CMVM em Portugal, Gary Gensler, pediu uma maior proteção para os investidores no que toca a este tipo de ativos.

Autora: Margarida Fernandes 

spot_img

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias
bitcoin

Bitcoin (BTC)

$ 56,954.00
ethereum

Ethereum (ETH)

$ 3,246.04
xrp

XRP (XRP)

$ 0.582848
cardano

Cardano (ADA)

$ 0.620111

Artigos Relacionados

spot_img