Quanto recebe um medalhista de ouro nos jogos Olímpicos

Embora o Comité Olímpico Internacional não pague prémios em dinheiro aos medalhistas, muitos países oferecem recompensas monetárias aos seus atletas pelo número de medalhas que estes ganham nos jogos Olímpicos.

A rede de televisão dos Estados Unidos, CNBC, apurou quanto dinheiro medalhistas de 12 países podem levar para casa, com base em informações de associações desportivas, comitês olímpicos nacionais e do site de finanças pessoais Money Under 30. No topo está Singapura, seguido de Cazaquistão e Malásia.

São mais de 600 os atletas americanos que se encontram em Tóquio, e os Estados Unidos conquistaram até agora 22 ouros, 25 pratas e 17 bronzes.

O Comitê Olímpico e Paraolímpico dos Estados Unidos recompensa os atletas com $37.500 para cada medalha de ouro conquistada, $22.500 para prata e $15.000 para bronze. A maior parte deste prémio não é tributável, a menos que os atletas declarem receitas superiores a 1 milhão de dólares.

Os atletas norte-americanos também recebem outras formas de apoio, incluindo seguros de  saúde, acesso a instalações médicas de primeira linha e assistência para mensalidades universitárias.

Em comparação, Singapura recompensa os seus medalhistas de ouro quase 20 vezes mais do que os jogadores dos Estados Unidos, recebendo 1 milhão de dólares de Singapura (US $737.000) . O dinheiro do prémio é tributável e os premiados são obrigados a devolver uma parte dele às associações desportivas nacionais para treino e desenvolvimento futuro.

O país enviou apenas 23 atletas para Tóquio.

Como é que os atletas ganham dinheiro

Além de receberem recompensas monetárias e não monetárias dos seus países pela conquista de medalhas, os atletas olímpicos contam com outras fontes de receita.

Dependendo do desporto e da competitividade, há uns que recebem apenas bolsas, enquanto outros conseguem acordos milionários com patrocínios como por exemplo, a estrela do tênis Naomi Osaka, a mulher mais bem paga dos Jogos Olímpicos de 2021 com o seu patrocínio da Levi´s e da Louis Vuitton.

Autor: Henrique Gil

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