O campeonato europeu de futebol é, sem dúvida, um dos mais mediáticos eventos desportivos a nível continental, constituindo sempre uma competição emocionante onde a rivalidade dos clubes se dissipa para toda uma nação apoiar a sua seleção. Não obstante todo o mérito desportivo inerente, esta competição ultrapassa claramente esta barreira, visto que uma elevada concentração de pessoas para assistir aos jogos promove a economia dos países organizadores e o próprio organismo que coordena o futebol a nível europeu, a UEFA, promove um elevado encaixe financeiro aos participantes. Deste modo, surge a questão: afinal, quanto dinheiro ganham as seleções pela sua participação no Euro 2020?
A UEFA tinha planeado um total de 371 milhões de euros para distribuir pelas seleções participantes. No entanto, devido à pandemia, que provocou um adiamento e um menor volume de receitas derivado dos estádios terem lotação reduzida, este valor foi reduzido para 331 milhões de euros. Ainda assim, este constitui um valor recorde, constituindo um aumento de 31 milhões de euros em relação ao último europeu, o de 2016, e um aumento de 222 milhões de euros quando comparamos com o primeiro europeu deste século, o de 2000, conforme se pode observar no seguinte gráfico:
A distribuição deste prémio será diretamente proporcional ao mérito desportivo, isto é, quanto mais longe as seleções chegarem na competição maior será o seu encaixe financeiro, sendo que os valores a distribuir serão os seguintes:
- 8 milhões de euros de entrada para cada participante;
- Durante a fase de grupos, cada jogo valerá 1,5 milhões de euros, revertendo totalmente para o vencedor ou, em caso de empate, 500 mil euros para cada equipa;
- O acesso aos oitavos de final permite um encaixe de 2 milhões de euros, acrescendo mais 2,5 milhões de euros nos quartos de final e 4 milhões de euros nas meias finais;
- Na final, o vencedor ganhará 8 milhões de euros e o vencido 5 milhões de euros.
Os valores apresentados encontram-se resumidos na tabela seguinte:
Deste modo, caso obtenha uma performance perfeita na competição, a equipa vencedora poderá auferir até cerca de 28 milhões de euros. Este constitui um incremento de aproximadamente 1 milhão de euros em relação a 2016, no qual o prémio final poderia ir até aos 27 milhões de euros, sendo que a seleção portuguesa, vencedora do título nesse ano, conseguiu um encaixe de 25,5 milhões de euros.
No Euro 2020, tendo sido eliminada nos oitavos de final e, durante a fase de grupos, obtendo uma vitória, um empate e uma derrota, a seleção portuguesa arrecadou um total de 11 milhões de euros, sendo que cerca de 4,7 milhões de euros serão doados a associações de futebol regionais e não profissionais do país.
Autor: João Rodrigues