fbpx

Quais os principais riscos para 2022?

⏱️ Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliário (CMVM) divulgou esta sexta-feira, dia 14 de janeiro de 2022, o “Risk Outlook 2022”, no qual são expostos os potenciais riscos para o próximo ano. De acordo com este relatório, os principais riscos são os riscos de mercado, os riscos associados à digitalização e os riscos ESG (Environmental, Social, and Governance).

O primeiro risco anteriormente referido, o risco de mercado, deve-se essencialmente a dois fatores: o aumento da inflação e possível aumento das taxas de juro, que poderá alterar a tendência crescente dos ganhos nos mercados acionistas; e ainda o facto de existir uma grande incerteza quanto à possibilidade de aparecerem novas variantes da Covid-19 que poderão provocar grande volatilidade nos mercados financeiros.

Quanto aos perigos da digitalização, a CMVM alerta para possíveis ciberataques, bem como cibercrime e fraude, e ainda riscos que advêm da intermediação financeira não autorizada, resultantes da oferta de instrumentos a investidores com poucos conhecimentos financeiros.

Para além destes, a CMVM destaca, também, que um dos riscos para o próximo ano “reside no rápido crescimento de ativos alternativos e digitais (como criptoativos) que se encontram, maioritariamente, fora do quadro regulamentar”.

Por último, a autoridade presidida por Gabriel Bernardino afirma que a inação humana referente à transição para uma economia sustentável produzirá efeitos que poderão ser sentidos no preço da energia e na disponibilidade de matérias-primas e de bens de produção. Assim, o crescimento económico ficará limitado e, para além disso, haverá uma maior pressão sobre as taxas de inflação.

Adicionalmente, também são divulgados como principais desafios para o próximo ano “a normalização da política monetária, as pressões inflacionistas, a eliminação progressiva dos apoios públicos a famílias e empresas e o fim das moratórias”. Estes serão particularmente desafiantes, visto que poderão deteriorar a situação financeira das famílias e do Estado.

Autor: Rodrigo Gonçalves  

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Últimas notícias

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias
bitcoinBitcoin
$ 29,636.00
$ 29,636.00
0.92%
ethereumEthereum
$ 1,978.98
$ 1,978.98
0.38%
xrpXRP
$ 0.414406
$ 0.414406
0.34%
cardanoCardano
$ 0.529543
$ 0.529543
0.98%

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img