Fonte da imagem: Euronews
O Ministério dos Negócios Estrangeiros da China anunciou na passada sexta-feira, dia 17 de março de 2023, que o Presidente chinês, Xi Jinping, estará de visita à Rússia entre 20 e 22 de março.
Cooperação estratégica entre a Rússia e a China
O comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China a respeito desta visita, salienta que a mesma teve origem num convite por parte do presidente da Federação Russa, Vladimir Putin. Segundo informações do governo russo, a referida visita de Estado tem como objetivo a discussão de assuntos a respeito do desenvolvimento futuro das relações compreensivas e da cooperação estratégica entre a Rússia e a China.
Setembro de 2022
A última reunião entre os líderes de ambos os países remonta a setembro de 2022, à margem da cimeira da Organização de Cooperação de Xangai no Uzbequistão. Nessa altura, ambos expressaram o desejo de fortalecerem os laços entre si, num período fortemente marcado por tensões mútuas com o Ocidente.
China recusou-se a criticar a invasão da Ucrânia
Relativamente ao conflito bélico entre Ucrânia e Rússia, a China afirmou ser neutra, contudo, sensivelmente um mês antes do início da invasão, Xi Jinping e Vladimir Putin proclamaram uma “amizade sem limites”, aquando da abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pequim.
A China recusou-se a criticar a invasão da Ucrânia, contudo, não se fez rogada na altura de condenar a imposição de sanções a Moscovo, acusando o Ocidente de provocar o conflito e de “alimentar as chamas”, ao fornecer à Ucrânia armas defensivas.
Pequim vs Washington
Nos últimos anos, as relações entre Pequim e Washington têm apresentado índices de deterioração extremos, por força das seguintes razões: guerra comercial e tecnológica; diferendos no que respeita a questões de direitos humanos; o estatuto de Hong Kong e Taiwan; soberania do mar do Sul da China. Deste modo, Pequim considera que a parceria com Moscovo é preponderante para contrapor a ordem democrática liberal, a qual é liderada pelos Estados Unidos da América.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.