Prémio Nobel: Comportamento Económico (2002)

Linda, uma mulher que em jovem era extremamente preocupada com a discriminação e justiça social, neste momento poderá ser a) bancária ou b) bancária e feminista ativa no movimento? Qual é a tua primeira resposta? Se ponderares bem, será a mesma? Vê mais à frente o que responderam os alunos de Stanford.

Daniel Kahneman, um psicólogo israelita, foi mais um premiado pela Academia das Ciências Sueca pelo seu contributo na compreensão do comportamento económico dos indivíduos. Este contributo multidisciplinar deveu-se ao trabalho conjunto de Kahneman, Richard Thaler e Amos Tversky. Contudo, o prémio foi dividido entre Kahneman e Thaler, devido ao falecimento de Tversky, em 1996.

Ao contrário do que é assumido pela teoria económica da maximização da utilidade, os indivíduos não agem sempre da forma mais racional possível, o que se traduz numa menor eficiência.

A base de deliberação e decisão dos indivíduos não é percecionada por estes. A ilusão de controlo, o apego e a falácia do planeamento1 foram algumas peculiaridades cognitivas detetadas por Kahneman que justificam algumas atitudes menos lógicas nos processos de decisão. De acordo com vários modelos económicos, os indivíduos maximizam a rentabilidade dado um certo nível de risco. No entanto, isso nem sempre se verifica e há indivíduos que, perante dois investimentos com igual rentabilidade mas diferente risco, escolhem o de menor risco. Esta irracionalidade comportamental passou a ser melhor compreendida com os avanços destes autores.

O próprio Kahneman tomou consciência disto quando trabalhava para o exército israelita. Numa palestra dada pelo autor num treino de paraquedismo, este explicava como, em geral, uma recompensa é mais efetiva que uma reprimenda em termos de performance. No entanto, o instrutor afirmou o contrário e explicou que, pela sua experiência, quando havia punição após uma má performance, os cadetes obtinham melhores resultados nas tentativas seguintes, em comparação com a premiação após um bom resultado. Kahneman decidiu aprofundar este assunto e percebeu que com grandes amostras verificavam-se sistematicamente estes erros cognitivos. Kahneman mostrou como o fenómeno de regressão à média tem um efeito psicológico muito elevado. Através da observação, foi possível verificar que quando um cadete tinha uma prestação acima da média, na realização seguinte, esta performance seria bem inferior. Isto deve-se à nossa racionalidade limitada (oriunda de sermos influenciados por sentimentos, emoções, etc.) que nos leva a que a nossa performance sofra mudanças originadas em falhas cognitivas. Mesmo quando o instrutor fazia um elogio, a tentativa seguinte era sistematicamente de qualidade inferior. Contudo, se houvesse uma severa punição, na tentativa seguinte o cadete voltava à prestação média. Por outras palavras, no geral, a performance dos cadetes, que pode ser extrapolada para outros cenários, andava sempre à volta da média e não era algo que estava em permanente melhoria.

Outra importante conclusão observada pelos autores, e que corrobora esta falta de racionalidade na decisão, tem que ver com o tempo gasto na poupança de dinheiro quando se trata de pequenos montantes em comparação com elevados montantes. Os agentes despendem uma maior quantidade de esforço para poupar uma pequena quantia em compras de baixo valor do que o mesmo montante em compras de elevado valor.

Outro exemplo apresentado pelos autores tem que ver com o recurso à escolha pela representatividade, mesmo quando as probabilidades não são favoráveis. Como modelo ilustrativo, os autores recorrem à personagem Linda, uma mulher que em jovem era extremamente preocupada com a discriminação e justiça social. O caso foi exposto a estudantes da Universidade de Stanford e era pedido que escolhessem qual a opção mais provável: neste momento Linda era a) bancária ou b) bancária e feminista ativa no movimento. A opção mais popular foi a segunda que, de acordo com as probabilidades seria incorreta, uma vez que ser bancária está contida em ambas as opções. Este cenário é elucidativo de acontecimentos quotidianos em que somos levados por sentimentos, emoções, etc. e não pela lógica.

Um passo marcante na divulgação da economia comportamental foi a publicação do principal livro do autor Thinking, Fast and Slow. Kahneman e Tversky explicam que o nosso processo de decisão passa por dois sistemas: o sistema 1, o rápido, que é o que possibilita que façamos deduções rápidas e automáticas, mas que não são sempre consistentes e racionais e estão condicionadas pela nossa capacidade cognitiva, que é limitada; e o sistema 2, o devagar, que é o responsável por tomarmos decisões ponderadas e que são analisadas racionalmente. Esta ilustração é fictícia mas auxilia-nos a compreender as particularidades da nossa mente. Se os estudantes de Stanford tivessem ponderado analiticamente a questão de Linda, teriam escolhido a primeira opção.

Outra parte da teoria de Kahneman diz respeito ao viés de confirmação, que não é mais do que a tendência para nos recordarmos e interpretarmos eventos que confirmem as nossas perspetivas acerca da realidade. É uma memória seletiva, que acaba por ser mais uma limitação cognitiva pelo facto de ser uma “pala nos olhos”. Esta tendência de apenas guardarmos memórias que não nos causem desconforto alerta fortemente para o facto de que devemos ser céticos quanto a algumas das nossas convicções.

Os estudos e desenvolvimentos de Kahneman têm sido deveras úteis em várias áreas das ciências sociais, incluindo finanças, falhas de mercado e macroeconomia. Outra influência importante foi na Teoria Nudge (teoria da economia comportamental que favorece o desenvolvimento de mecanismos de arquitetura da escolha – sugestão indireta e reforço positivo – ao invés de educação e legislação, com um grande impacto em hábitos como o consumo).

1 Falácia do planeamento: subestimar o tempo necessário para a realização e conclusão de uma determinada tarefa.

Autora: Mariana Pisco

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img