As expectativas para a próxima semana no que toca aos combustíveis seguem em direções diferentes. O preço da gasolina deverá subir, ao passo que o do gasóleo deverá descer.
Para os condutores de veículos a Gasolina 95, o melhor parece ser mesmo atestar o seu depósito neste fim de semana. Isto porque o preço dos combustíveis irá sofrer alterações a partir da próxima segunda-feira, em direções opostas.
Aquilo que se espera é uma subida perto dos 3 cêntimos (0,0270 euros) na Gasolina 95 e , por outra via, uma queda no preço do gasóleo próxima de 1 cêntimo (0,0091 euros).
Desta forma, a partir da próxima segunda-feira, encher um depósito de 60 litros de Gasolina 95 irá custar mais 1,5 euros. Já atestar um tanque de Gasóleo de 60 litros ficará 1,2 euros mais barato.
Em preços por litro, recorde-se que a 1 de janeiro, a Gasolina 95 situava-se nos 1,607 euros por litro e nesta segunda-feira deverá cifrar-se nos 1,694 euros. Já o litro de gasóleo, passará dos 1,602 para os 1,486 euros.
De acordo com dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço médio do litro do Gasóleo simples em Portugal, atualmente, custa 1,506 euros por litro e o da Gasolina simples 95 custa 1,669 euros.
Analisando o mercado, os contratos de brent deverão apresentar uma queda mensal de 6%, após terem registado o valor mais baixo desde 2021 no início do mês, após Silicon Valley Bank ter falido.
A falência de um dos maiores bancos do mundo acabou por gerar uma onda de instabilidade ainda maior, deixando “as águas agitadas” na banca – algo que não se via assim desde a crise financeira de 2008.
Neste momento, os mercados estão atentas aos dados das despesas dos consumidores norte-americanos e da inflação, que estão a ser analisados e monitorizados de muito perto pela Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed).

Sérgio Garcez, 20 anos, natural de Viana do Castelo. Atualmente frequenta o 3.º ano da licenciatura em Gestão na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP). Dado o seu interesse pela área financeira e o seu gosto pela escrita, ingressou na MeuCapital em março de 2022, com o objetivo de promover a literacia financeira em Portugal.