De acordo com os dados do Eurostat, entre julho e setembro de 2022, as rendas e os preços das casas na União Europeia apresentaram uma subida de 2,1% e 7,4%, respetivamente, face ao terceiro trimestre de 2021. De salientar que desde 2010, os preços das casas na União Europeia foram objeto de um aumento na ordem dos 49%.
Terceiro trimestre de 2022
Os dados divulgados pelo Eurostat revelam que as rendas das casas na União Europeia aumentaram 2,1%, enquanto que os preços das casas subiram 7,4% comparativamente com o mesmo período de 2021.
Dados relativos a 2010
Além dos dados referidos, o Eurostat constata que desde 2010, os preços das casas na União Europeia aumentaram 49% e as rendas subiram 18%. No ranking dos Estados-membros nos quais os preços das casas mais subiram, Portugal encontra-se no 11º lugar, tendo experienciado um aumento de preço na ordem dos 80,54%.
Maiores aumentos de preços
Os maiores aumentos dos preços das casas foram registados na Estónia, na Hungria, no Luxemburgo, na Lituânia, na Letónia, na República Checa e, por fim, na Áustria. Neste grupo de países, os aumentos verificados significam que os preços das casas mais que duplicaram desde 2010 e até ao terceiro trimestre de 2022.
Grécia, Itália e Chipre
Depois de referirmos os países nos quais ocorreram os maiores aumentos dos preços das casas, é de relevo destacar também aqueles onde foi possível observar um recuo dos preços. A Grécia destaca-se pelo recuo dos preços de 22%, seguindo-se Itália com uma diminuição de 9%, e a encerra a lista temos Chipre, onde o recuo se situou nos 0,3%.
Preços das rendas
Em relação aos preços das rendas, estas experienciaram um aumento em 26 Estados-membros, sendo que apenas um Estado-membro apresentou uma diminuição neste segmento. As maiores subidas dos preços das rendas foram verificadas na Estónia e na Lituânia. Por sua vez, a Grécia foi o único recuo verificado, o qual se situou nos 24%.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.