Preços da Meo e Nos sobem 7,8%

Os clientes da Meo e Nos serão os primeiros a sentir o impacto da subida dos preços das telecomunicações em Portugal. A partir do dia 1 de fevereiro de 2023, as mensalidades da Meo e Nos ficam mais caras em 7,8%, sendo que para os clientes da Vodafone, os preços dos serviços somente serão atualizados a 1 de março de 2023.

Meo estipula aumento mínimo de 50 cêntimos

A Altice Portugal foi a primeira empresa a anunciar que os seus preços iriam subir a partir de fevereiro de 2023. Em comunicado, a empresa referiu que os preços das mensalidades em vigor a partir de 1 de fevereiro de 2023 seriam atualizados tendo por base a aplicação do Índice de Preços no Consumidor relacionado com o ano de 2022, o qual se situa nos 7,8%. Além deste facto, a operadora Meo estipulou um aumento mínimo de 50 cêntimos. 

Cada cliente pode consultar a sua atualização específica

Além da operadora de telecomunicações Meo, também a Nos fez questão de anunciar que iria proceder à atualização dos preços dos seus serviços em 7,83%, valor coincidente com a inflação apurada em 2022. Com o objetivo de informar os seus clientes de uma forma mais concreta e completa, a Nos disponibilizou uma ferramenta que permite aos clientes obter informação específica sobre o aumento de preços, sendo apenas necessário escolher o tipo de cliente e introduzir os dados solicitados.

1 de março de 2023: aumentos na Vodafone

Nesta onda de aumentos, os clientes da Vodafone não ficam esquecidos. A partir do dia 1 de março de 2023, os clientes da Vodafone irão ter um aumento do preço das suas mensalidades na ordem dos 7,8%. Em contrapartida, a operadora Nowo foi a única que não anunciou a intenção de proceder a aumentos de preços, contudo é de relevo referir que a mesma foi objeto de uma oferta de aquisição por parte da Vodafone, a qual se encontra atualmente em avaliação na Autoridade da Concorrência.

Subida generalizada dos preços = aumento de custos

Os referidos aumentos nas tarifas de telecomunicações têm lugar num contexto marcado pela subida generalizada dos preços, o que segundo as operadoras de telecomunicações tem contribuído para um aumento de custos. Como razão justificativa do seu anúncio, a Meo destaca o aumento dos custos com energia e equipamentos. Por seu lado, a Nos refere o agravamento de custos, nomeadamente de energia, transporte, equipamentos de rede e de serviços prestados pelos seus fornecedores como as razões que levaram a empresa a anunciar o aumento dos preços das suas mensalidades.

Papel na Anacom

Em outubro de 2022, a Anacom solicitou às operadoras de telecomunicações que tivessem em consideração não só o impacto das revisões de preços sobre as famílias, como também, o impacto das suas políticas de preços sobre os consumidores, os quais enfrentam um aumento do custo de vida sem precedentes.

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