Os clientes da Meo e Nos serão os primeiros a sentir o impacto da subida dos preços das telecomunicações em Portugal. A partir do dia 1 de fevereiro de 2023, as mensalidades da Meo e Nos ficam mais caras em 7,8%, sendo que para os clientes da Vodafone, os preços dos serviços somente serão atualizados a 1 de março de 2023.
Meo estipula aumento mínimo de 50 cêntimos
A Altice Portugal foi a primeira empresa a anunciar que os seus preços iriam subir a partir de fevereiro de 2023. Em comunicado, a empresa referiu que os preços das mensalidades em vigor a partir de 1 de fevereiro de 2023 seriam atualizados tendo por base a aplicação do Índice de Preços no Consumidor relacionado com o ano de 2022, o qual se situa nos 7,8%. Além deste facto, a operadora Meo estipulou um aumento mínimo de 50 cêntimos.
Cada cliente pode consultar a sua atualização específica
Além da operadora de telecomunicações Meo, também a Nos fez questão de anunciar que iria proceder à atualização dos preços dos seus serviços em 7,83%, valor coincidente com a inflação apurada em 2022. Com o objetivo de informar os seus clientes de uma forma mais concreta e completa, a Nos disponibilizou uma ferramenta que permite aos clientes obter informação específica sobre o aumento de preços, sendo apenas necessário escolher o tipo de cliente e introduzir os dados solicitados.
1 de março de 2023: aumentos na Vodafone
Nesta onda de aumentos, os clientes da Vodafone não ficam esquecidos. A partir do dia 1 de março de 2023, os clientes da Vodafone irão ter um aumento do preço das suas mensalidades na ordem dos 7,8%. Em contrapartida, a operadora Nowo foi a única que não anunciou a intenção de proceder a aumentos de preços, contudo é de relevo referir que a mesma foi objeto de uma oferta de aquisição por parte da Vodafone, a qual se encontra atualmente em avaliação na Autoridade da Concorrência.
Subida generalizada dos preços = aumento de custos
Os referidos aumentos nas tarifas de telecomunicações têm lugar num contexto marcado pela subida generalizada dos preços, o que segundo as operadoras de telecomunicações tem contribuído para um aumento de custos. Como razão justificativa do seu anúncio, a Meo destaca o aumento dos custos com energia e equipamentos. Por seu lado, a Nos refere o agravamento de custos, nomeadamente de energia, transporte, equipamentos de rede e de serviços prestados pelos seus fornecedores como as razões que levaram a empresa a anunciar o aumento dos preços das suas mensalidades.
Papel na Anacom
Em outubro de 2022, a Anacom solicitou às operadoras de telecomunicações que tivessem em consideração não só o impacto das revisões de preços sobre as famílias, como também, o impacto das suas políticas de preços sobre os consumidores, os quais enfrentam um aumento do custo de vida sem precedentes.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.