Depois de registada uma subida de preços na semana do Carnaval, os preços dos combustíveis vão baixar na próxima semana.
Após um aumento dos combustíveis no Entrudo, espera-se que a partir de segunda-feira os preços dos combustíveis – tanto da Gasolina 95 como do Gasóleo – se vejam aliviados. Na passada semana, o Gasóleo subiu cerca de 1,6 cêntimos e a Gasolina Simples 95 cresceu 1 cêntimo.
Olhando para a evolução das cotações, tudo aponta para que se verifique uma queda dos preços de 1 cêntimo por litro de Gasolina 95 e de 2,5 cêntimos por litro de Gasóleo, nas gasolineiras independentes.
Se quisermos fazer a comparação com os preços praticados nos postos petrolíferos juntos aos hipermercados espera-se que a tendência seja a mesma, verificando-se uma queda de 0,0081 euros na Gasolina 95 e de 0,0226 euros no Gasóleo, avança uma das principais petrolíferas portuguesas.
Portugal registou duas semanas consecutivas de recuo e, posteriormente, duas semanas de subidas nos preços dos combustíveis.
Olhando para o começo de 2023, a 1 de janeiro, um litro de Gasolina 95 custava em 1,607 euros e agora, após todas as oscilações nos preços já verificadas, deverá situar-se nos 1,664 euros. Por sua vez, o litro de gasóleo passou dos 1,602 euros para os 1,515 euros.
Em conformidade com os dados divulgados pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço médio do litro de Gasóleo simples em Portugal está cotado em 1,540 euros por litro, enquanto a Gasolina Simples 95 regista um preço de 1,674 euros.
No seu mais recente boletim sobre combustíveis, a Comissão Europeia revela que Portugal possui a 11ª Gasolina 95 mais cara, no conjunto de 27 países que constituem a União Europeia. Já o Gasóleo “português” ocupa a 5ª posição das mais baratas do ranking europeu.
Apesar dos rankings, de acordo com dados europeus, tanto o preço da Gasolina 95 como do Gasóleo, em Portugal, situam-se abaixo da média europeia, que se rege nos 1,727 euros e 1,713 euros, respetivamente.

Sérgio Garcez, 20 anos, natural de Viana do Castelo. Atualmente frequenta o 3.º ano da licenciatura em Gestão na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP). Dado o seu interesse pela área financeira e o seu gosto pela escrita, ingressou na MeuCapital em março de 2022, com o objetivo de promover a literacia financeira em Portugal.