O preço do leite tem sido objeto de um aumento exponencial no último ano e meio, tendo mesmo mais do que duplicado durante esse período. De ressalvar que Portugal constitui um dos cinco países da União Europeia onde o preço deste bem essencial não sofreu qualquer diminuição.
Preços entre os 86 cêntimos e os 90 cêntimos por litro
De acordo com as informações veiculadas no Jornal de Notícias, as marcas brancas estão a ser comercializadas a 86 cêntimos, enquanto que as restantes apresentam preços acima dos 90 cêntimos por litro.
Aumento dos valores pagos à produção
A subida do preço do leite é acompanhada pelo aumento dos valores pagos à produção, os quais subiram de 29 cêntimos para os 59 cêntimos. Além disso, a margem de lucro neste setor quase que triplicou, contudo, tanto a indústria como a distribuição garantem veemente que não estão a lucrar três vezes mais.
Queda na produção de leite e no número de produtos
No final de 2022, foi possível registar uma queda de 4% na produção de leite e menos 200 produtores. Já este ano, a queda se mantém, sendo que em fevereiro, havia menos 300 produtores e menos cinco milhões de litros de leite entregues, comparativamente com o período homólogo.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.