Preciso de aconselhamento financeiro? 6 perguntas a responder.

Independentemente da fase da vida em que nos encontramos e das nossas circunstâncias financeiras, surge a questão de se precisamos de aconselhamento. O autor Morey Stettner sugere responder a 6 perguntas.

Estou à procura de ajuda em planeamento financeiro ou apenas dicas de investimento?

Segundo o autor, aconselhamento financeiro de especialistas aborda temas como planeamento e finanças pessoais e não deve ser tomado como simples dicas de investimento como, por exemplo, que tipo de ação que pode ter uma perspetiva positiva num determinado momento. 

O planeamento envolve o conhecimento de quanto dinheiro temos disponível e a forma mais correta de tomarmos decisões tendo em conta a nossa circunstância, afirma a Diretora de gestão da Darrow Wealth Management, Kristin McKenna.

Quero ajuda ou quero apenas validar os meus investimentos?

De forma a ter aconselhamento que vá a produzir resultados positivos, segundo o autor, é necessário estar preparado para ouvir o que não queremos ouvir e ter uma atitude positiva face ao aconselhamento. Deste modo, ter uma atitude  de aprendizagem pode ser mais favorável do que apenas pretender um “carimbo de aprovação”.

Tenho a disciplina necessária para seguir o pretendido?

Os nossos investimentos podem provocar reações emocionais que podem ser positivas e negativas. Assim, é sugerido manter em conta o planeamento do conselheiro financeiro e ter gestão emocional apropriada. 

Kristin McKenna afirma que ter apoio nas nossas finanças pode ser uma forma de reduzir a ansiedade e stress se tivermos outras atividades a ocupar muito do nosso tempo.

Tenho boa compreensão de risco?

O risco que estamos determinados a correr é uma informação de valor para quem nos irá aconselhar porque vai influenciar o nosso portefólio e limitar a sua construção, afirma a jornalista Emily Stewart.

Que autonomia estou disposto a dar ao meu conselheiro?

A autonomia que estou disposto a dar está diretamente relacionada com os recursos que tenho para verificar e analisar informações e a formação que tenho nessa área específica, por isso, é extremamente importante ter compreensão do que pretendemos abdicar antes de tomar a decisão de ser consultado por alguém, afirma a jornalista Katie Keir.

Como é que conheço e confio nas pessoas que me estão a dar conselhos?

Segundo a empresa Herbers & Company, é importante compreender que é necessário ter apoio de outras pessoas com os nossos investimentos visto que estas têm visões alternativas relativamente ao mercado. 

Com isto, segundo a mesma, a atitude de fazer tudo sozinho sem ajuda não deve ser vista como a forma de ter sustentabilidade e criar riqueza.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img