Poupança de energia: medidas passam a ser implementadas na Europa

spot_imgspot_img

Sem o fornecimento do gás russo para a Europa, medidas para poupança de energia passaram a ser implementadas. A Comissão Europeia se viu obrigada a delinear planos energéticos mais apertados de forma a ser menos dependente das importações de gás em caso de escassez. 

Em Portugal, o plano de poupança energética estará pronto no final de agosto, sendo que as medidas vão abranger serviços de Administração Pública, empresas privadas, comércio, serviços, indústria e consumidores individuais. 

Medidas já foram implementadas em alguns países da Europa. Na Espanha, as luzes de Natal este ano estarão acesas menos uma hora que no ano passado, por exemplo. Além disso, a partir das dez horas da noite as luzes das montras de lojas, monumentos e edifícios públicos desocupados terão de ser desligadas. A poupança também deverá acontecer nas deslocações já que a administração pública espanhola deve regressar o máximo possível ao teletrabalho. 

Na Alemanha, está suspensa a água quente nos edifícios públicos, piscinas municipais e pavilhões desportivos. Na Áustria, a iluminação das pontes e edifícios públicos vai se encerrar a partir das 23 horas. Na França, os estabelecimentos que não reduzirem a iluminação interior e apagarem os letreiros depois do fecho terão de pagar uma multa de 750 euros. Além desses países, a Itália, Irlanda, Bélgica, Grécia e Países Baixos também já adotaram medidas que visam a poupança de energia. 

À medida que a ameaça de racionamento de energia se intensifica, alguns varejistas estão a desligar as luzes e a considerar horários de funcionamento mais curtos durante o período de inverno. A rede de varejo SPAR Group, por exemplo, está a reduzir as horas de iluminação para publicidade nas vitrines e área externa de suas lojas. Estima-se que essa medida reduzirá o consumo de energia em um milhão de quilowatts-hora. 

Além de evitar uma crise em caso de escassez de gás, as medidas implementadas em prol da poupança de energia, também contribuirão para a preservação dos recursos naturais.

spot_imgspot_img

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Últimas notícias

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias
spot_imgspot_img

Artigos Relacionados

spot_img