fbpx

Possui crédito habitação ou conta poupança? Descubra o impacto da Euribor.

⏱️ Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Se possui crédito habitação ou conta poupança, é importante saber quais os impactos do aumento da taxa Euribor. Nesta segunda-feira (25 de abril) as taxas Euribor atingiram novos máximos, e, com isso, as prestações do crédito habitação e o retorno das contas poupança podem sofrer alterações. 

A taxas EURIBOR (Euro Interbank Offered Rate) são taxas de referência baseadas na média dos juros praticados por um painel de bancos europeus nos empréstimos que esses bancos fazem entre si. Essas taxas variam consoante a procura e oferta e também em função do momento económico. Em Portugal, na maioria dos créditos à habitação, empréstimos pessoais e depósitos bancários, a taxa Euribor é utilizada como referência para os juros da prestação.  

No crédito habitação com taxa fixa, os juros mantém-se iguais durante todo o prazo do empréstimo. Entretanto, no crédito com taxa variável, a taxa de juro varia consoante a subida ou descida da Euribor, já que essa é a soma do spread (margem de lucro do banco) mais a taxa Euribor. Assim, com o aumento desta taxa, é provável que o valor da prestação do crédito também cresça. 

Já para aqueles que possuem contas poupança, o aumento da Euribor pode ser positivo, já que o retorno da maioria dos depósitos a prazo varia consoante a evolução da taxa. Neste caso, quanto mais elevada a taxa Euribor, maior será o retorno da poupança. 

Nesses momentos de maior instabilidade da Euribor é importante manter-se alerta, visto que a variação desta pode impactar diretamente suas finanças.

Autora: Maysa Deliberador

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Últimas notícias

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias
bitcoinBitcoin
$ 20,779.00
$ 20,779.00
2.99%
ethereumEthereum
$ 1,190.30
$ 1,190.30
3.33%
xrpXRP
$ 0.354123
$ 0.354123
3.83%
cardanoCardano
$ 0.488839
$ 0.488839
4.62%

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img