Portugal vai receber mais fundos do PRR do que o previsto

A economia portuguesa foi uma das que menos recuperou da crise e, como tal, poderá receber mais 1600 milhões a fundo perdido do PRR. 

Portugal poderá vir a receber mais 1.600 milhões de euros em subvenções através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), representando um acréscimo de 11% em relação ao previsto inicialmente. 

No ano passado, foram anunciados os fundos destinados a ajudar as economias da União Europeia a recuperar, tendo sido a distribuição calculada com base em projecções económicas. Para calcular os 30% do montante das verbas a atribuir a cada país, o principal indicador foi a perda acumulada do PIB em termos reais, durante o período de 2020 e 2021, cujos dados apenas estarão disponíveis em junho. 

Com base nos resultados do economista Zsolt Darvas, investigador do Think Tank, chegou-se à conclusão que existem países que irão receber menos dinheiro, com uma perda que poderá chegar aos 24%, e países que poderão receber mais, com um acréscimo máximo de 11%. 

É neste último grupo de países que Portugal se inclui, sendo que o montante das subvenções não serão os iniciais 13,9 mil milhões, mas sim 15,5 mil milhões de euros. 

Isto representa um acréscimo de 1600 milhões de euros (11%) no PRR, que contribuirá para reforçar os planos de investimento do país.

Autor: Rita Pratas Farricha

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img