Portugal tem vindo a posicionar-se como um dos países líderes no ramo das energias renováveis, com dados cada vez mais promissores. A Meucapital reúne aqui alguns dos principais dados cruciais para o conhecimento do investidor português.
Segundo dados da REN, no ano de 2019, Portugal usou 51% de energia renovável, ultrapassando as não renováveis (42,3%), com os restantes 6,7% de consumos energéticos a serem importados, podendo ou não serem renováveis.
De acordo com a Associação Portuguesa de Energias Renováveis, Portugal encontra-se em 5º lugar no top mundial da incorporação de energias renováveis na produção de eletricidade, apenas ultrapassado por países como a Dinamarca, o Uruguai, a Irlanda e a Alemanha.
Os responsáveis pelos bons números
A energia eólica é a principal responsável pelos bons números do nosso país, representando 27% do consumo nacional. Já a energia hidroelétrica abasteceu 17%, a biomassa 5,5% e a fotovoltaica 2,1%. No que toca às energias não renováveis, o gás natural contribui para 32% dos consumos e o carvão para 10% da energia usada. É importante referir que o carvão é a fonte de energia mais poluente, sendo a que produz mais gases nocivos para o ambiente e que mais prejudica a qualidade do ar, produzindo partículas extremamente tóxicas para a saúde.
As empresas
Um dos principais contribuintes para o sucesso português no ramo das energias renováveis é a EDP Renováveis. A empresa é líder mundial no setor da energia renovável, sendo o quarto maior produtor de energia eólica do mundo. A produção da empresa não se limita a Portugal, estando presente em 14 países, contribuindo assim para uma energia mais limpa à escala global. Recentemente, também a Greenvolt está a demonstrar um crescimento impressionante. Mais dados sobre estas duas empresas aqui.
Mais dados
Os dados curiosos não ficam por aqui. De acordo com o Eurostat, em Portugal, mais de 58% da eletricidade consumida entre 2020 e 2021 teve origem em fontes renováveis, valor sustentado principalmente pela produção eólica e hídrica. Portugal ocupa a quarta posição entre os países cujo consumo de eletricidade tem origem, maioritariamente, em fontes renováveis. A quota das fontes de energia renováveis no consumo bruto de eletricidade na UE aumentou apenas 0,1 pontos percentuais (pp), de 37,4% em 2020 para 37,5% em 2021. Segundo os dados, 58,4% do total de eletricidade consumida no país teve origem em fontes renováveis, valor potenciado pela produção eólica e hídrica.
Em suma, Portugal tem sido bem-sucedido na sua transição para as energias renováveis graças a uma combinação de políticas governamentais incentivadoras, diversidade de fontes renováveis, investimento em investigação e desenvolvimento, contribuição para a economia local e impacto ambiental positivo.
Se quiseres saber mais sobre as principais corretoras em Portugal e como começar a investir, podes fazê-lo em XTB ouDegiro.

João Vigário, 21 anos, natural de Lisboa. Licenciado em Gestão e Administração de Empresas na Católica Lisbon of Business and Economics. Apaixonado pela área das finanças, investimentos e análise de empresas. O seu primeiro passo para continuar a incentivar este gosto foi a junção à MeuCapital, onde já escreveu mais de 50 artigos.