Portugal ultrapassado pela Roménia em PIB per capita em 2024

Depois de, durante este século, ser ultrapassado por Eslovénia, Malta, República Checa, Eslováquia, Lituânia, Estónia, Polónia e Hungria; Portugal é agora ultrapassado pela Roménia, outrora a nação mais pobre dos 27 Estados-membros da UE mas que agora sobe ao 19.º lugar do ranking da Comissão Europeia, com um PIB per capita de 79% da média europeia. 

Portugal cairá assim para o 20.º lugar, com um PIB per capita equivalente a 78,8% da média europeia. 

Apesar do governo, de maioria absoluta do Partido Socialista (PS) e liderado por António Costa, desvalorizar este indicador, estamos a falar da riqueza que cada país consegue produzir por habitante e, no que a isso diz respeito, Portugal tem vindo a perder pontos, desde o ano 2000. Porém, o governo teme que o abrandamento da economia num cenário de inflação e guerra coloque em causa o alargamento da União Europeia.

É de se notar que em 2016, Portugal ficou no 17º lugar do ranking (77,9%). Em 2021, na sequência da crise pandémica, caiu para 21º lugar (75%, sendo o sétimo mais baixo da União Europeia (UE)) e em 2022 espera convergir três pontos e ficar em 19º lugar (78%).

Por último, em 2007, no ano da adesão romena à União Europeia, Portugal já somava 21 anos de integração e três grandes apoios comunitários direcionados à convergência com o resto da Europa. 

Sete anos antes, em 2000, Portugal era cerca de três vezes mais desenvolvido que a Roménia, 85,3% contra 26,4% – uma vantagem que este país do sudeste europeu conseguiu reduzir, tendo em conta o maior crescimento económico, perda de população e divergência de Portugal face à UE.

spot_imgspot_img

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias

Artigos Relacionados

spot_img