Portugal regista excedente de 0,8% do PIB no primeiro semestre

O ano de 2022 já vai a meio e a economia demonstra sinais positivos. Portugal registou um excedente de 0,8% do PIB, Produto Interno Bruto, nos primeiros seis meses do ano, depois de ter tido um défice de 0,4% no primeiro trimestre do presente ano. 

Os dados, do Instituto Nacional de Estatística (INE), sublinham a melhoria expressiva face aos semestres homólogos dos anos anteriores, durante a pandemia de Covid-19, mas também em comparação com 2019, quando Portugal conseguiu o primeiro excedente orçamental da democracia.

Observando apenas os dados do segundo trimestre, o saldo orçamental superou os 1.100 milhões de euros. “Tomando como referência os valores trimestrais e não o ano acabado no trimestre, o saldo das AP no 2º trimestre de 2022 atingiu 1.104,6 milhões de euros, correspondendo a 1,9% do PIB, o que compara com -5,6% no período homólogo”, indica a nota do INE.

Os bons resultados registados entre abril e junho, com a receita fiscal a disparar 21,8%, foram consequência do agravamento dos preços, devido à inflação. No entanto, também é claro o bom momento que se vive no mercado de trabalho, com as contribuições a subirem 8,4%. Ao mesmo tempo, a despesa do Estado continua a cair com o fim de muitas medidas de apoio que vigoraram durante o período pandémico.

O Governo prevê fechar 2022 com um défice orçamental de 1,8%. Já a previsão do rácio da dívida bruta para 2022 é de 118,9%, abaixo dos 120,7% previstos pelo Governo no Orçamento do Estado para 2022.

Autor: Diogo Martins

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img