2020 e 2021 foram anos marcados pela pandemia. Todavia nem tudo foram más notícias. Nestes dois anos foi possível observar um aumento da produção e do consumo de eletricidade a partir de fontes de energia renováveis na União Europeia. De entre todos os Estados-membros, Portugal ocupa a quarta posição de entre os países cujo consumo de eletricidade é maioritariamente originário de fontes renováveis.
Produção aumentou 5%
Tendo como base os dados divulgados na passada sexta-feira, dia 27 de janeiro de 2023, pelo Eurostat, entre 2020 e 2021 verificou-se não só um aumento da produção na ordem dos 5%, como também um crescimento no consumo bruto de eletricidade.
Representatividade dos vários tipos de energia
De acordo com o Eurostat, a energia eólica e a hídrica constituíram mais de dois terços do total de eletricidade produzida a partir de fontes renováveis na União Europeia, traduzindo-se em 37% e 32%, respetivamente. As restantes tipologias de energia com maior representatividade na produção a partir de fontes de energia renováveis são: a energia solar, que representa 15%, os biocombustíveis sólidos, com uma percentagem de 7% e, por fim, outras fontes renováveis com 8%.
Portugal: o quarto lugar
Portugal constitui o quarto país com maior consumo de eletricidade oriunda de fontes de energia renováveis, de entre o universo dos 27 Estados-membros. De acordo com os dados fornecidos, 58,4% do total de energia produzida no país foi originária de fontes de energia renováveis, valor fortemente impulsionado pela produção eólica e hídrica.
Quem ocupa os três primeiros lugares?
Portugal ocupa o quarto lugar, mas quem conquistou os lugares do pódio? Em primeiro lugar, encontra-se a Áustria, a qual apresenta uma percentagem de 76,2% do total de energia produzida no país a partir de fontes renováveis. Este valor deve-se em grande medida à produção hidroelétrica verificada no país. Já o segundo lugar ficou entregue à Suécia, onde 75,7% do total de energia produzida no país tem origem em fontes de energia renováveis, fortemente impulsionado quer pela produção hidroelétrica, quer pela eólica. Finalmente, no terceiro lugar, temos a Dinamarca, na qual 62,6% do total de energia produzida no país é originária de fontes de energia renováveis.
País com valores mais baixos de eletricidade a partir de fontes renováveis
Já distinguimos os países com melhor performance na produção de eletricidade a partir de fontes de energia renováveis, sendo agora, primordial destacar os países que ainda apresentaram valores mais baixos neste critério. Os países que ostentam valores mais baixos de eletricidade produzida a partir de fontes renováveis são: Malta com 9,7%, Hungria com 13,7%, Luxemburgo com 14,2%, República Checa com 14,5% e Chipre com 14,8%.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.