fbpx

Portugal: o paraíso dos nómadas digitais

⏱️ Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Com a pandemia, o conceito de “nómadas digitais” passou a fazer muito mais sentido e atraiu muita gente para Portugal, mas será este o futuro do trabalho?

Os nómadas digitais são trabalhadores que apenas necessitam de um computador e de internet para trabalhar podendo, por isso, viver em qualquer parte do mundo. Antes da pandemia, poucos se podiam dar ao luxo de escolher o sítio onde viver e trabalhar, mas, cada vez mais, este conceito de vida ganha interesse e aumenta a popularidade. Muitas empresas como a Google, o Twitter, a Uber ou a Airbnb ainda hoje mantêm um regime opcional de teletrabalho e isso facilita bastante a quem deseja experienciar esta modalidade laboral.

Portugal está entre os sítios mais escolhidos na Europa pelos nómadas digitais. Na verdade, em 2021 nasceu na Madeira o projeto “Digital Nomads Madeira Island”, desenvolvido pela Secretaria Regional da Economia em conjunto com a StartUp Madeira. Este projeto tem como principal objetivo o posicionamento da região no topo das escolhas dos nómadas digitais, proporcionando todas as condições necessárias para que estes tenham interesse em viver no arquipélago. 

A Madeira tem todas as condições para ser o paraíso destes trabalhadores, sendo o clima e a natureza os dois principais fatores de interesse.

No topo das cidades europeias escolhidas pelos nómadas digitais estão também Lisboa e Porto. Surge ainda uma surpresa: Lagos. Esta cidade do sul de Portugal trás todo o esplendor do Algarve e cada vez mais se prepara para receber estes trabalhadores. A segurança, o clima e a sua beleza natural são os principais fatores que atraem os nómadas digitais.

Efetivamente, Portugal é um país que vive do turismo. Também, muitos reformados optam por viver neste país. Assim, os nómadas digitais são um novo mercado que certamente crescerá cada vez mais em Portugal.

Alguns dos fatores que tornam Portugal um país atrativo são:

  • a segurança e ausência de criminalidade que faz de Portugal um lugar livre de preocupações
  • A gastronomia apetecível reconhecida em todo o mundo
  • Os preços acessíveis, comparando o custo de vida com outros países na Europa
  • O clima temperado que permite desfrutar das horas livres
  • A cultura representada na história do país e visivelmente presente na comunidade portuguesa

Com todas estas mais valias, não é de estranhar que Portugal seja, então, eleito como um paraíso para estes nómadas digitais.

Autor: Francisco Gaspar

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Últimas notícias

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias
bitcoinBitcoin
$ 23,961.42
$ 23,961.42
0.61%
ethereumEthereum
$ 1,880.53
$ 1,880.53
1.49%
xrpXRP
$ 0.377149
$ 0.377149
0.23%
cardanoCardano
$ 0.564351
$ 0.564351
1.56%

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img