Portugal é um dos mais recentes países com digital-nomad visa

Portugal introduz um novo visa direcionado para os trabalhadores remotos (digital-nomads), que estará disponível a partir de 30 de outubro.

Com este novo visa, Portugal apresenta-se cada vez mais como um país apetecível para se viver e trabalhar, principalmente pelo custo de vida baixo e clima temperado, comparativamente com os demais países da europa. Ao longo do tempo, o país cresceu em popularidade não só para se visitar como para realocação de longo prazo, tal como aposentadoria. Dados do governo apontam que em 2021, cerca de 10 milhões de turistas internacionais visitaram Portugal, patenteando um aumento de 48% em relação a 2020.

A pandemia COVID-19 desencadeou exponencialmente o crescimento do teletrabalho e, com este fator em mente, Portugal está a tentar tirar partido desta tendência com a introdução digital-nomad visa.

A autorização do digital-nomad visa e de residência, estarão disponíveis para pessoas cujo contrato de trabalho está celebrado fora de Portugal. Mediante a situação de cada trabalhador, vai ser necessário a apresentação de alguns requisitos: terão de fornecer documentos de residência fiscal, contrato de trabalho e comprovação de renda média mensal referente aos últimos três meses equivalente a pelo menos quatro vezes o salário mínimo em Portugal ou em alternativa cerca de 2.730 dólares. Ou seja, um salário anual de 32.760 dólares é o suficiente.

Os freelancers, terão obrigatoriamente de apresentar a comprovação do mesmo nível de renda referido anteriormente, por meio de contratos de prestação de serviços ou outros meios de comprovação. Cidadãos da União Europeia, da Islândia, Noruega, Andorra, Suíça e Liechtenstein já possuem alguns direitos de residência em Portugal.

Abordando a realidade dos EUA, muitos trabalhadores das grandes cidades (como por exemplo São Francisco, Washington e Nova York) acabaram por escolher o trabalho remoto. Empresas de grande nome, principalmente da área da tecnologia, como o Airbnb, Salesforce e Twitter, deram permissão a muitos funcionários para trabalhar remotamente a tempo integral.

Com esta liberdade geográfica, o recrutamento das empresas torna-se muito mais amplo, aumentando as probabilidades de encontrar e filtrar o talento e as skills que procuram para maximizar os seus resultados.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img