fbpx

Portugal é o campeão europeu nas reservas de gás natural

⏱️ Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Portugal surge como o líder europeu no que toca às reservas de gás natural . O país conta com as suas reservas nos 88%, seguido da Polónia com 81%. Mais atrás, a vizinha Espanha surge na terceira posição, mas à distância com 62%. 

Segundo os dados da Gas Infrastructure Europe (GIE-AGSI), o país regista atualmente o maior nível de reserva (em percentagem) da União Europeia sendo que a média europeia situa-se atualmente nos 35%, muito abaixo da reserva obtida por Portugal.

Em relação aos combustíveis, o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes referiu que “Portugal tem, de facto, reservas de combustíveis para 90 dias: gasolina, gasóleo e crude. Eles estão parqueados quase na totalidade em Portugal. No momento em que houver necessidade de utilizar, a logística está desenhada.”

“Portugal não depende em nada do gasoduto que vem da Rússia, tudo o que usa de gás é GNL (Gás Natural Liquefeito), que chega a Sines e é re-gaseificado e utilizado no nosso país”, declarou João Pedro Matos Fernandes.

A invasão russa da Ucrânia tem vindo a causar um acentuado aumento no preço do gás na UE e nos preços globais do petróleo, subida essa que surge no contexto de um pico já existente nos preços energéticos, dada a crise no setor. Desta forma, é especialmente importante que o país consiga gerir de forma adequada as suas reservas com vista a manter o abastecimento às suas empresas e cidadãos sem necessitar de recorrer a importações inoportunas para as contas públicas.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Últimas notícias

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias
bitcoinBitcoin
$ 20,727.00
$ 20,727.00
2.97%
ethereumEthereum
$ 1,185.65
$ 1,185.65
3.48%
xrpXRP
$ 0.353228
$ 0.353228
3.87%
cardanoCardano
$ 0.491012
$ 0.491012
3.85%

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img