Portugal cada vez mais atrativo para Investimento Direto Estrangeiro

De acordo com o comunicado da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), 2022 foi novamente um ano de crescimento de Investimento Direto Estrangeiro em Portugal, com cerca de 47 novos projetos criados, gerando valores que ascendem os 2.4 mil milhões de euros. Segundo o atual presidente da AICEP, Luís Castro Henriques, estes valores deveram-se não só ao “perfil muito diversificado em termos de tipo de atividade e origem geográfica” como também pela “percepção muito positiva” que Portugal tem construindo a nível internacional. 2022 foi um ano de novo recorde, tendo ultrapassado o anterior recorde verificado em 2021 de 41 projetos angariados. 

 

Atratividade intelectual e geográfica de Portugal

A capacidade de Portugal em atrair talento internacional, talento capaz de desenvolvimento de atividades tecnológicas de elevada complexidade e formação de equipas multifacetadas capazes de potencializar a digitalização das atividades económicas, são só algumas das principais razões que motivam cada vez mais as multinacionais a escolherem Portugal para investimentos, sobretudo em atividades de nearshoring, tendência estratégica atual destas mesmas empresas multinacionais. Neashoring consiste na prestação de serviços internacionais a partir de um determinado país, com o objetivo de obter vantagens competitivas em termos de custo-benefício na execução de operações e, ao mesmo tempo, “encurtar” diferenças culturais e de fuso horário, existindo assim um acesso a mão de obra altamente qualificada, a menores custos, e uma maior proximidade geográfica para a realização de negócios a nível internacional. Resultado desta tendência, é possível observar que o Investimento Direto Estrangeiro em Portugal possibilitou este ano, a criação de 7130 novos empregos, sendo destes, mais de metade (4400), nas áreas de tecnologias de informação e desenvolvimento de softwares.

 

Portugal conquista o 8ºlugar a nível europeu de Investimento Direto Estrangeiro

Segundo estudo (EY European Attractiveness Survey 2022), Portugal sobe e obtém o honroso 8ºlugar na captação de Investimento Direto Estrangeiro na Europa em 2022, registando um aumento face a 2021 de 30%, ultrapassando países como a Polónia e Irlanda. 

Europa consolida novamente a sua posição como destino mundial predileto para investimento estrangeiro, destacando-se França em 1ºlugar, com um aumento de 24% face ao período homólogo, evidenciando uma recuperação pós-pandemia.

 

Autor: João Diogo Vieira 



DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img