Fonte da imagem: Deco Proteste
Desde a entrada em vigor da medida IVA zero, o Portal da Queixa já registou mais de 200 reclamações. Segundo os dados divulgados pelo Portal da Queixa, as duas categorias onde foram registadas mais reclamações foram as pastelarias, cafetarias e hipermercados.
200 queixas registadas
De acordo com os dados divulgados pelo Portal da Queixa, entre os dias 18 de abril e 15 de maio foram registadas mais de 200 reclamações relativamente não só ao aumento dos preços como também com a implementação da medida IVA zero. O número de queixas registadas traduz um crescimento na ordem dos 107% face ao mesmo período do ano anterior.
Onde se registou um maior número de queixas?
As duas categorias que ostentaram um maior número de reclamações foram as pastelarias, cafetarias e hipermercados. Por seu lado, os produtos mais mencionados nas queixas como não tendo uma variação no seu preço final foram o pão e a carne.
Principais motivos de reclamação
Os principais motivos de reclamação são as irregularidades das lojas relativamente ao preço praticado sem IVA, assim como, a não percepção dos consumidores da diferença de valor do produto com IVA zero.
Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.