Porque é que os mercados financeiros estão em queda?

Os mercados financeiros estão em queda. Nas últimas semanas temos assistido não só à desvalorização de algumas empresas, como também nos índices americanos, principalmente devido à inflação, que subiu mais do que era expectável, o que acaba por ser negativo para as valorizações das ações das empresas, que neste momento estão elevadas.

No dia 19 de maio, todos os índices americanos estavam em queda. O Dow Jones caiu 462 pontos, o S&P 500 desvalorizou 1,2% e o Nasdaq Composite também desvalorizou 0,9%.

Como dito anteriormente, a inflação é um dos fatores que mais preocupa os investidores, pelo simples facto de ter um impacto negativo nos investimentos. Devido ao aumento da inflação, a rentabilidade real desse investimento diminui .

Por exemplo, se um determinado investimento rende 20% ao ano, este retorno diz respeito à rentabilidade nominal, ou seja, ao rendimento sem qualquer desconto, imposto, etc. Contudo, os investidores precisam de descontar, também, a inflação, para chegar à rentabilidade real desse investimento. Se a inflação estiver nos 4%, teremos uma rentabilidade real de 20% menos os impostos, taxas e os 4% da inflação. 

Este cálculo é importante para saber se o poder de compra está a ser preservado ao longo do tempo. O objetivo principal do investidor é superar a inflação com os seus investimentos!

As valorizações e as estimativas estão extremamente altas, devido ao elevado otimismo dos investidores na economia e também ao sentimento bullish constante no mercado de valores.

Estamos a atravessar uma fase em que as valorizações elevadas das IPO se tem tornado uma nova realidade, elevando drasticamente o preço da ação logo no seu primeiro dia em bolsa, influenciando, diretamente, a forma de pensamento dos investidores e, indiretamente, o crescimento da economia do país. 

A forma como os investidores pensam, provoca, consequentemente, uma falta de procura de investimento em certas empresas devido à sua forte volatilidade e ao preço exorbitante a que é transacionada na bolsa. Os tópicos mencionados anteriormente poderão, desta forma, influenciar a desvalorização da empresa, devido à falta de compradores da ação pelo preço elevado preço que apresenta.

Assim sendo, surge uma oportunidade de investir noutro tipo de empresas que não estejam a ser transacionadas a um valor elevado ou até mesmo investir em negócios que ainda não estejam a ser transacionados na bolsa. Poderá consultar outras estratégias de investimento aqui.

Autor: Guilherme Padez

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img