Porque é que o índice S&P500 tem vindo a cair?

Ultimamente tem-se observado uma forte queda em todos os setores, sobretudo no tecnológico, e isso pode dever-se ao aumento da rentabilidade das obrigações dos Estados Unidos da América que pela primeira vez desde fevereiro de 2020 chegou a 1.45% (dividend yield).

Este aumento da taxa de rentabilidade dos Bonds deve-se ao aumento da quantidade de Bonds disponíveis no mercado de Dívida Pública Americana. Isto, pois os EUA precisam de financiar um novo pacote de estímulos Públicos para a Economia e como tal emitiram mais obrigações do tesouro.

Por outro lado, não se registou um aumento da procura por estes títulos, ou seja, é possível que os investidores estejam a vender ações. Estes encontram-se na expetativa que a dividend yield continue a aumentar, para depois adquirirem títulos de Dívida Pública. Isto quando o dividend yield for, pelo menos igual, à taxa de inflação prevista para os EUA, para assim proteger a sua riqueza sem estar sujeito ao risco do mercado acionista.

Com a subida da inflação, é normal esperar a subida dos preços incluindo os preços dos ativos financeiros, como por exemplo as ações. Este efeito está a fazer pressão de subida na bolsa de valores, contudo esse efeito não se sobrepôs ao efeito anterior de saída de capital de bolsa. Dado que consistentemente o mercado acionista tem atingido máximos históricos, os preços das ações nem sempre são suportados pela avaliação dos “fundamentais” das empresas.

Atualmente o mercado encontra-se com um risco e volatilidade demasiado elevados. Esta é uma das razões pelas quais as pessoas estão a sair do mercado acionista e a aproveitarem-se da emissão de dívida pública, por parte dos EUA.

Autor: José Marques | Fonte

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img