Fonte da imagem: Website/FCPorto
O atual presidente do Futebol Club do Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, adquiriu mais 1.298 ações da SAD dos dragões, segundo pode ler-se num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Imobiliários, CMVM.
Preço unitário da ação a subir
A operação executada na passada quarta-feira implicou que o líder dos azuis e brancos liquidasse um montante de 1.479,72 euros, o que representa 1.298 ações ao preço unitário de 1,14 euros, tendo reforçado ligeiramente a sua posição na SAD pelo quinto mês consecutivo.
Entre novembro e dezembro do ano passado, Pinto da Costa já tinha adquirido 7.248 ações a um custo unitário de 0,91€ por ação.
Já em janeiro e fevereiro do corrente ano, o presidente do FC Porto captou mais 7.590 ações por uma quantia de 7.509,70 euros.
Quantas ações detém o presidente mais titulado de Portugal?
De acordo com o último relatório e contas da SAD apresentado à CMVM, respeitante ao primeiro semestre da época 2022/23, Jorge Nuno Pinto da Costa, de 85 anos, detinha 320.804 ações, correspondentes a 1,43% da sua posição, em 31 de dezembro de 2022.
A maioria da SAD pertence diretamente ao clube (74,59%), ao passo que o empresário, antigo futebolista e ex-treinador António Oliveira é o principal acionista individual (7,34%), seguido pelo seu irmão Joaquim Oliveira, através da sociedade Olivedesportos (6,68%).
O que significa um clube ter uma SAD?
A SAD funciona como uma empresa de desporto profissional. A adesão de vários clubes de futebol a esta forma legal foi imediata e resultou em uma vantagem incontestável: a facilidade de acesso a um novo meio de financiamento, através da abertura do capital à participação dos acionistas.

João Fonte, 20 anos, natural da Póvoa de Varzim. Atualmente frequento o 3º ano da licenciatura em Gestão na FEP e pretendo seguir mestrado em Finanças. Com um gosto particular pela aventura e a descoberta de novos horizontes, estou a realizar mobilidade internacional, através do programa Erasmus +, na School of Economics and Business Ljubjana. Dado o meu interesse pela área financeira, ingressei na Meu Capital em março de 2022. Tem sido uma experiência fantástica, através da qual tenho aprendido a saber gerir melhor o meu tempo e a aprender sempre mais sobre uma das áreas mais interessantes a nível mundial.