Fonte da imagem: Diário de Notícias
Os pilotos da TAP alertam que com lucros de 65,6 milhões de euros e com receitas recorde na ordem dos 3,5 mil milhões de euros, não existem quaisquer motivos para que continuem a ser aplicados cortes salariais de 20% aos trabalhadores da companhia aérea.
Cortes na massa salarial
O presidente do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil, Tiago Faria Lopes, salienta que os resultados anuais de 2022, os quais marcam o regresso da companhia aérea aos lucros cinco anos depois, foram conseguidos através de cortes na massa salarial, com o despedimento de trabalhadores e com a redução dos salários. De acordo com Tiago Faria Lopes, presidente do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil, em três anos a TAP eliminou 870 milhões de euros em massa salarial.
Com os resultados económicos e financeiros apresentados pela companhia aérea, Tiago Faria Lopes, presidente do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil, considera que não existem motivos para que a TAP continue a proceder a cortes de 20% nos salários dos colaboradores, cortes esses que estão previstos até ao final de 2024, altura em que termina o prazo dos acordos temporários de emergência.
25% para 20%
Desde fevereiro de 2023, a TAP procedeu a um alívio do corte salarial de 25% para 20%, o qual está em vigor para os trabalhadores com remunerações mensais acima de 1.520 euros, valor que por sua vez corresponde a dois salários mínimos nacionais.
Resultados são sinal positivo
Tiago Faria Lopes, presidente do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil, olha para os resultados da empresa com positividade, contudo considera que o nível de receitas alcançadas ainda é muito reduzido no setor da aviação. Para o dirigente sindical as receitas da TAP podem aumentar caso exista paz social na companhia aérea e se consiga reduzir o nível de insatisfação dos clientes, o qual neste momento é muito elevado.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.