PIB ucraniano deverá cair mais de 30%

Na sequência da invasão russa na Ucrânia, perspetiva-se que o PIB ucraniano diminua mais de 30%, com todos os setores a saírem gravemente afetados, com destaque para a indústria pesada, o da energia e do comércio.

As conclusões são retiradas de um estudo produzido pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) em conjunto com a Boston Consulting Group (BCG).

No estudo, apelidado de “Apoiar a Ucrânia: Um Estudo sobre Potenciais Estratégias de Recuperação para a Ucrânia”, as duas entidades concluíram que a Ucrânia apresenta muitas necessidades perante a invasão russa

De todas as necessidades que o país regista, aquilo que mais carece é a reconstrução, ainda mais à medida que a guerra continua, para além de todo o apoio que a população ucraniana vem a necessitar.

De acordo com o estudo, a Ucrânia prevê-se que a Ucrânia não consiga obter tanto apoio e financiamento quanto necessita, “mas muito mais do que o que pode suportar”. No mesmo estudo explicam que o nível de apoio e financiamento que a Ucrânia recebe pode ser demasiado para aquilo que consegue absorver, uma vez que tem uma capacidade de absorção potencial de 70 mil milhões de dólares.

Desta forma, torna-se fulcral que haja apoio para o aumento da capacidade de absorção técnica e financeira do país, para que o esforço de recuperação seja bem sucedido”.

O país liderado por Volodymyr Zelensky acabou por ver perdidos “anos de progresso económico na Ucrânia”, tendo-se registado uma diminuição acentuada no valor mensal da exportação de bens no início da guerra (-62%) e nos envios de cereais (-83%).

Muito prejudicadas acabam por ser as pequenas e médias empresas, que viram as suas receitas diminuir em 79%, que tiveram de deslocalizar as suas operações em 31% e que se mostraram incapazes de pagar 66% dos salários na sua totalidade.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img