O consumo interno é o principal responsável pelo crescimento do PIB do Japão, representando cerca de metade da economia nacional entre abril e junho.
O Produto Interno Bruto é um indicador constituído pelo conjunto de todos os bens e serviços, que acabam por gerar valor por parte de empresas nacionais, ou estrangeiras, num determinado país.
Em relação à primeira estimativa do indicador que esta segunda-feira foi publicada pelo Governo japonês, o seu Produto Interno Bruto (PIB) cresceu cerca de 0,5% entre os meses de abril e junho em comparação ao trimestre passado.
Se compararmos com o mesmo trimestre no ano anterior, o PIB japonês cresceu 1,1%.
Com as estatísticas adaptadas à inflação, as estatísticas revelam três trimestres consecutivos de ganhos para a terceira maior economia do mundo, que perdura na rota do crescimento, mesmo após as crises causadas pela pandemia da Covid-19 e pela guerra na Ucrânia num passado ainda mais recente.
A economia do Japão é atualmente terceira maior do mundo por PIB nominal, a quarta maior em paridade do poder de compra e é o segundo maior país desenvolvido do mundo. O principal motor do PIB japonês entre abril e junho foi o consumo interno, que representa mais da metade da economia nacional.
