PIB britânico contrai menos do que o esperado no segundo trimestre

0
13
⏱️ Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Embora o PIB do Reino Unido tenha contraído no segundo trimestre e em junho, as quedas foram inferiores ao esperado, assinala o Goldman Sachs (GS) numa nota.

A contração de 0,6% da atividade em junho ficou significativamente abaixo das estimativas do banco e do consenso de uma contração de 1,2%. 

Contudo, economistas do GS referem que as implicações para o PIB do terceiro trimestre são limitadas e mantêm a previsão de um crescimento de 0,4%, em linha com as estimativas do Banco de Inglaterra, ou BOE.

O Gabinete Nacional de Estatísticas britânico afirma que as estimativas mensais mais recentes devem ser interpretadas com cautela, uma vez que o crescimento em maio e junho foi impactado significativamente pelo Jubileu da Rainha.

Os riscos de uma recessão no Reino Unido são bastante reais, mas a pequena contração do PIB no segundo trimestre não é o seu começo, diz a economista sénior do Elizabeth Martins, numa nota. 

Samuel Tobs, economista-chefe da Pantheon Macroeconomics para o Reino Unido, corrobora da mesma ideia, afirmando que a ligeira queda no PIB do Reino Unido no segundo trimestre é um efeito do feriado extra para marcar o Jubileu de Platina da rainha Isabel II, e não um sinal de que a economia já está em recessão.

Enquanto alguns setores beneficiaram do feriado extra, como a hotelaria e a restauração, a maioria foi prejudicada pelas ausências de funcionários, disse. O PIB provavelmente recuou em julho e pode até ter excedido a tendência de forma ligeira, de acordo com a Pantheon.

“A incerteza em relação à extensão da perturbação causada pelo Jubileu significa que teremos de esperar pelos dados do PIB de agosto para avaliar com precisão o impulso subjacente da economia”.

A economista também vê alguns sinais de resiliência da procura, visto que o consumo caiu apenas 0,2% no trimestre. “As pessoas ainda gastam mais dinheiro do que no primeiro trimestre, mesmo que consigam menos com ele”, diz Martins.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui