A volatilidade do mercado bolsista, a inflação crescente e o aumento das taxas de juro são alguns dos sinais que indicam que poderemos estar no começo de uma grande recessão económica.
Em tempos difíceis, as decisões financeiras que se tomam podem, por vezes, ser afetadas pelo clima de medo e incerteza que paira nas pessoas. Assim, seguem-se alguns erros comuns de investimento a evitar, baseados na análise de recessões anteriores feita por especialistas na temática.
Primeiro erro: Vender quando o mercado está em queda
Com grandes quedas no mercado como, por exemplo, o S&P 500 que está abaixo quase 20% comparativamente ao ano passado, muitos investidores tendem a entrar em pânico e vender os seus ativos a preço de saldo, mas muitos arrependem-se depois do mercado recuperar. Steven Check, presidente do Check Capital Management , relembra que “ O maior erro que se pode cometer é pensar que se vende a posição em baixo e que depois se vai comprar ainda mais baixo”, ou seja, o empresário pretende mostrar que é muito difícil superar o mercado e adivinhar o rumo que o mercado irá tomar no curto prazo.
Segundo erro: Reduzir o investimento a meio da volatilidade
Enquanto alguns investidores vendem os seus ativos nas grandes quedas de mercado, outros evitam investir por isso mesmo. Contudo, segundo estudos realizados pela Allianz Life, cerca de 65% dos investidores “guardam mais dinheiro do que devem” em tempos de recessão, por terem o medo natural de ter perdas consequentes. Ou seja, muitos investidores focam-se nas potenciais perdas, sem ter em atenção algumas oportunidades que surgem nestes períodos de volatilidade.
Terceiro erro: Descurar o reequilíbrio do portfólio
Seja em períodos de recessão ou de crescimento económico, quando há grandes mudanças no mercado é importante equilibrar o portfólio do investidor. Sem equilíbrio, os ativos podem não se alinhar com os objetivos de cada pessoa. Assim, é importante ter em conta que a situação se alterou e, por isso, ter uma nova abordagem ao mercado.
Autor: Francisco Gaspar

Francisco Gaspar, 20 anos frequenta o 2ºano da licenciatura em Economia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). Frequentou a AESE Summer School em 2021. É Coordenador do pelouro de Pedagogia no Núcleo de Estudantes de Economia da FEUC e membro da Júnior Empresa de Estudantes da FEUC (JEEFEUC), tendo sido Project Manager do evento “The Trading Game 2022”