Segundo Katherine Roy, estrategista-chefe de aposentadoria da J.P. Morgan, os Millennials estão bastante focados na poupança para a aposentadoria porém, para a especialista, o objetivo não deve ser apenas guardar o dinheiro, mas sim rentabilizá-lo.
“Penso que a principal preocupação é, mesmo eles sendo bastante poupados, será que estão a investir ao ponto necessário para que no longo prazo possam beneficiar verdadeiramente do mercado?”, reforçou a estrategista.
Para Roy, existe maior abertura para indivíduos mais jovens realizarem investimentos financeiros de maior risco, isto por estarem mais longe da idade de reforma, porém, esta afirma que opções mais estáveis e ponderadas possibilitam também um crescimento de riqueza que estes devem ter em consideração.
Katherine reitera também a ideia de que não se trata apenas de um processo de poupança contínuo, mas sim de um processo de investimento sistemático, ou seja, manter um nível regular de investimentos, de poupança e um esforço permanente de forma a garantir que não é gasto dinheiro apenas porque existe um excedente de orçamento.
As gerações mais novas têm vindo a mudar o seu estilo de investimento ao longo dos anos, desta forma inclinando-se para mercados alternativos como é o caso do das criptomoedas, cujo potencial de ganhos é bastante elevado. Para além disto, com a crescente popularidade e acessibilidade de todos estes mercados, tornou-se mais fácil para os millennials diversificarem o seu portfólio com opções mais voláteis que aquelas normalmente apresentadas por um assessor financeiro.
Segundo a especialista, é tão importante investir como fazê-lo de forma diversificada, assim controlando o nível de risco colocado no processo:
“Certificar-se que têm uma estratégia bem diversificada é o melhor e mais eficiente caminho para atingir sucesso a longo prazo no processo de aposentadoria.”
Autor: César Dias Fernandes | Fonte: Yahoo Finance